
Um vazamento de esgoto aconteceu no Lago do Parque Ecológico de Valparaíso de Goiás nesta semana. Chegando ao local, a equipe de fiscalização ambiental verificou que
o problema foi ocasionado porque o esgoto sanitário da Concessionária estava obstruída, fazendo com que o efluente não tratado fosse direcionado à galeria de águas pluviais que desembocam no Lago. A equipe da SANEAGO foi acionada para resolver o problema, sendo lavrado um Auto de Infração em desfavor da concessionária, na segunda-feira (11).
O incidente ocorreu novamente do dia seguinte (terça-feira), quando ocorreu novo extravasamento de esgoto para a drenagem pluvial, em função de nova obstrução da rede, sendo lavrado outro Auto de Infração em desfavor da Concessionária. Sanado o problema, foi constatado que persistiam efluentes saindo na drenagem pluvial, razão pela qual foi solicitado a presença de uma equipe da SINFRA, bem como todas as equipes da SANEAGO para localizar a origem do fluente.
Após varredura no sistema de drenagem pluvial do bairro inteiro, foi constatado a presença de água limpa em um dos Pontos de vistoria, sendo certo que, pelo aspecto de coloração e odor, foi descartado ser vazamento não tratado. Indagada, a SANEAGO, que se fazia presente na inspeção, informou acreditar ser água bruta ou água tratada, sem relação com esgoto.
Equipe
A ação de vistoria e reparação contou com 04 equipes da SANEAGO, com 10 servidores; 01 equipe da SINFRA, com 05 servidores; 01 equipe SEMA, com 07 servidores.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforçou que permanece empenhada em monitorar e promover a conservação ambiental, assegurando um ambiente saudável e sustentável para todos os cidadãos de Valparaíso de Goiás.
O Parque
Inaugurado em novembro de 2018, em Valparaíso I, entre as etapas D e E, o local é ponto de encontro para a comunidade local e turistas que querem aproveitar o dia para fazer piqueniques, tirar fotos, comemorar aniversários, passear entre amigos e desfrutar da fauna e da flora. O local conta com muitas paisagens verdes, área de camping, brinquedos, pista de cooper, academia ao ar livre e um lindo lago. A segurança é garantida pela Guarda Municipal que faz rondas frequentes. Mas a comunidade também deve ajudar na conservação armazenando o próprio lixo produzido.
Karina Bueno