Valparaíso: Aulas gratuitas de artes marciais representam avanços importantes
Karina Bueno
O Centro de Treinamento de Artes Marciais Luís Henrique Barcellos Hogem – Sensei Gaúcho, em Valparaíso de Goiás é o único dos 246 municípios do estado de Goiás.
O espaço, apesar de ser recente, já trouxe bons resultados para a cidade, impulsionando ainda mais o desenvolvimento dos esportes de luta no Município e região do Entorno do Distrito Federal. Um exemplo disso é o jovem Maik, de apenas 7 anos, que conquistou o título do Pan-Americano de Jiu-jitsu em São Paulo (SP), no início de outubro.
“Hoje, o Centro é uma grande referência para quem quer iniciar uma modalidade e também para aqueles que almejam grandes conquistas e uma carreira nas artes marciais”, comentou o diretor de artes marciais e representante estadual do Kickboxing que está à frente do projeto há 6 anos.
As modalidades disponíveis de forma gratuita no centro incluem Judô, Capoeira, Taekwondo, Boxe, Kickboxing, Karatê e Jiu-jitsu. Todas as aulas são ministradas por professores qualificados, que ensinam não apenas as técnicas de luta, mas também valores importantes para a vida em sociedade.
Modalidades e horários:
Judô: Segunda, Quarta e Sexta – 8h, 17h e 18h
Capoeira: Segunda, Quarta e Sexta – 19h e 20h
Taekwondo: Segunda, Quarta e Sexta – 10h e 16h | Terça e Quinta – 19h e 20h
Boxe: Segunda e Quarta – 9h, 15h e 20h
Kickboxing: Segunda e Quarta – 9h, 15h e 16h | Terça e Quinta – 18h, 19h, 20h e 21h
Karatê: Terça e Quinta – 8h, 9h, 10h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h
Jiu-jitsu: Terça e Quinta – 8h, 10h, 17h, 18h, 19h e 20h
As aulas estão à disposição para todos os interessados, desde iniciantes até profissionais. Para obter mais informações dessas atividades gratuitas, basta ir no local na Etapa B ou entre em contato com a Secretaria de Cultura e Esporte pelo telefone (61) 3627-1818.
Artes Marciais
As artes marciais são um um conjunto de disciplinas de luta e combate, com princípios que desenvolvem os aspectos físicos e mentais dos lutadores.
Existem vários tipos de artes marciais, cada uma com técnica, fundamentos e escolas diferentes. São exemplos de artes marciais: jiu-jítsu, judô, boxe, caratê, kung fu, muay thai, taekwondo e muitas outras.
Atualmente, as artes marciais são atividades esportivas, que têm como objetivo aperfeiçoar o corpo e a mente. As técnicas também são usadas no âmbito da defesa pessoal.
As artes marciais são praticadas porque melhoram a flexibilidade, a postura, o controle da respiração, o relaxamento e fortalecimento dos músculos.
Também ajudam no equilíbrio, permitem alcançar disciplina e desenvolver reflexos. Com suas filosofias, auxiliam na formação moral, ajudando a obter domínio próprio, coragem, honra, lealdade, modéstia e bondade.
O Brasil também tem as suas artes marciais, com técnicas de luta e combate que surgiram no país em contextos diferentes. Algumas das artes marciais brasileiras mais conhecidas são a capoeira, o jiu-jístu brasileiro e o kombato.
Beneficios
As diversas lutas trazem benefícios comuns e trabalham com todas as valências físicas, como resistência, velocidade de reação, deslocamento e de movimentação dos membros, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, agilidade e ritmo. A prática ainda libera endorfina e serotonina no cérebro, que promovem uma sensação de prazer e bem-estar.