Sukatech chega às escolas com o apoio dos servidores da Educação e alunos da Rede Pública

Karina Bueno
Para conscientizar os estudantes sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos e promover a sustentabilidade nas escolas públicas do Município, a Secretaria de Educação de Valparaíso – em parceria com a ONG Programando o Futuro – está promovendo mais uma edição da gincana “Eletrônico Não é Lixo”.
A gincana engloba os alunos do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental que participam ativamente das atividades, realizando visitas à Estação de Metarreciclagem e promovendo a coleta de resíduos eletrônicos em suas comunidades, até a quarta-feira (23).
Objetivo
O principal objetivo é transformar alunos em agentes multiplicadores de conhecimento socioambiental, incentivando o reaproveitamento de materiais eletrônicos e a preservação do meio ambiente.
Os alunos participantes precisam arrecadar diversos tipos de equipamentos eletrônicos, como computadores, monitores, teclados, mouses, celulares, televisores, impressoras, baterias, carregadores, entre outros.
De acordo com a secretária de Educação de Valparaíso, Maria Rita Guedes Frazão, a gincana envolve todos os servidores que trabalham nas unidades escolares, gerando resultados significativos, tanto na quantidade de resíduos eletrônicos coletados quanto na conscientização ambiental dos estudantes. “É um momento de descontração e, com ar de brincadeira, estamos plantando o senso de sustentabilidade nos nossos alunos”, esclareceu Maria Rita.
Para participar da gincana, as escolas interessadas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás ou com a ONG
Programando o Futuro. A comunidade também pode contribuir, destinando seus resíduos eletrônicos aos pontos de coleta estabelecidos durante o período da gincana.
As escolas que mais coletam resíduos eletrônicos são premiadas com equipamentos recondicionados, como computadores e impressoras, que auxiliam na melhoria da infraestrutura tecnológica das instituições de ensino.
Sukatech
O Sukatech é um programa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, e gerido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, que tem em sua concepção ações que aliam sustentabilidade e desenvolvimento social.
Por meio do programa, o Governo do Estado mantém um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que recebe resíduos eletrônicos e realiza a reciclagem e o recondicionamento, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Além disso, os eletrônicos recondicionados são doados a entidades filantrópicas ou públicas.
O Sukatech ainda realiza a capacitação de jovens e adultos na área de tecnologia. Durante os cursos de informática básica, robótica, e manutenção de computadores e celulares, os estudantes aprendem de maneira prática.