Águas Lindas de Goiás

Sessão de cinema gratuita leva inclusão e diversão para crianças com autismo em Águas Lindas

Iniciativa levou mais de 100 crianças com autismo ou alguma deficiência para uma sessão de cinema azul, proporcionando uma tarde de diversão e inclusão de forma gratuita

Neste domingo,28 de abril, aconteceu no Águas Lindas shopping a Sessão de Cinema gratuita, organizada pelo Vereador Eder Nunes em comemoração ao Abril Azul,mês de conscientização do autismo. A iniciativa levou mais de 100 crianças com autismo ou alguma deficiência para uma sessão de cinema azul, proporcionando uma tarde de diversão e inclusão de forma gratuita.

O Vereador Éder Nunes falou da iniciativa que já está no seu terceiro ano seguido, “É importante destacar que, apesar de todas as dificuldades que essas crianças enfrentam no dia a dia, elas se divertiram e se envolveram com o filme, mostrando que, com um pouco de adaptação, é possível incluí-las em atividades que muitas vezes são consideradas inacessíveis”, pontuou.

Ao final da sessão, foram distribuídos chocolates da Cacau Show, para todas as crianças presentes, a entrega e organização do evento aconteceu por meio do Instituto Acolher para Crescer, idealizado pelo vereador Éder Nunes com caráter de assistência, saúde, e educacional, para defesa e o desenvolvimento do autista, Síndrome de Down e deficientes intelectuais. O evento também contou com o apoio do deputado estadual Anderson Teodoro.

“Iniciativas como essa são extremamente importantes para promover a inclusão e a valorização das pessoas com autismo e outras deficiências, além de conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito, dignidade e inclusão”, declarou uma das mães presentes.

Lei Municipal para Sessões exclusivas para autista

Com o intuito de ampliar as condições de acessibilidade para pessoas autistas nas salas de cinema de Águas Lindas de Goiás, foi aprovada na Câmara Municipal de Vereadores e está em vigor desde setembro de 2022. A Lei 1.577/2022, é de autoria do vereador Felipe Galdino (Republicanos), que garante sessões de cinema exclusivas para autistas.

O Projeto recebeu o nome de “Sessão Azul” e foi sancionado pelo Prefeito, Lucas Antonietti em junho de 2022. Às famílias e acompanhantes de pessoas com TEA também são beneficiadas pela lei. Levando em consideração as necessidades dos autistas, as salas de cinema devem ser adaptadas com redução do volume do som e luzes que deverão estar levemente acesas.

São afixadas a fita azul com peças de quebra-cabeça na entrada das salas de exibição, esse é o símbolo mundial do Espectro Autista. De acordo com a lei, o público deve ter acesso irrestrito à sala de exibição, podendo entrar e sair ao longo da sessão.

No caso de não preenchimento total das vagas disponíveis até cinco dias da data estipulada para a sessão, o estabelecimento tem autorização para disponibilizar as vagas restantes ao público em geral, limitado à metade dos assentos.

Para as adaptações das sessões foram levadas em consideração as dificuldades sensoriais de autistas, que muitas vezes têm sensibilidades a determinados sons, luzes e imagens.

Os cinemas têm a responsabilidade e autonomia de disponibilizar as “Sessões Azuis” pelo menos uma vez a cada mês. Vale destacar que as pessoas autistas possuem o direito de meia entrada para cinema e outras atividades culturais no município.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo