LuziâniaSaúde
Em Destaque

Saúde de Goiás atinge a marca de 5 mil cirurgias realizadas no Hospital Estadual de Luziânia

Unidade ajuda a suprir demanda antiga do Entorno do DF e conta com 61 leitos destinados à internação de pacientes adultos e sete leitos de UTI

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), contabiliza a marca de 5 mil cirurgias realizadas no Hospital Estadual de Luziânia (HEL), no Entorno do Distrito Federal, desde a abertura do centro cirúrgico da unidade em 2023. O espaço foi dotado de condições para suprir uma importante lacuna em tratamentos cirúrgicos na região.

O HEL, unidade da SES-GO gerida pelo Instituto Patris desde 2022, é caracterizado como hospital geral de alta e média complexidade. Ao todo são 61 leitos gerais destinados à internação de pacientes adultos e sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os atendimentos são encaminhados de forma referenciada pelo Complexo Regulador Estadual, nas especialidades de cirurgia geral; gastroenterologia geral; ginecologia; ortopedia; proctologia geral; urologia e cirurgia vascular.

Para o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, os números mostram que a regionalização da saúde avança em Goiás. “Reforçamos nosso compromisso com a meta de regionalização da saúde, com o exemplo do município de Luziânia e região do Entorno do Distrito Federal, que era carente de serviços de saúde de qualidade”, destacou.

Na avaliação do diretor-geral do HEL, Francisco Amud, o desempenho mostra a importância da atuação integrada entre equipes assistenciais e administrativas da unidade. “A marca de 5 mil cirurgias é, sem dúvida, um reflexo da excelência do trabalho realizado no HEL e um incentivo para seguir avançando com ainda mais comprometimento e humanidade”, afirmou.

Para Matheus Henrique Vieira Moreno, 23 anos, paciente número 5 mil da cirurgia ortopédica, a experiência foi marcada por acolhimento e atenção. “Fui muito bem recebido. A equipe foi atenciosa, conversou comigo, me deixou mais calmo e seguro. Senti dor em alguns momentos, mas as enfermeiras me explicaram tudo certinho e cuidaram de mim com muito carinho”, relatou.

*Com informações da Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Paula Rocha

Editora chefe do Jornal Diário do Entorno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo