Goiás

Relatório revela que Equatorial rompeu limite de tempo sem energia em 91% das áreas

Aneel aponta problemas de interrupção e duração do serviço, consumidores enfrentam dificuldades no Entorno de Goiás e em diversas regiões do estado

A qualidade do serviço prestado pela Equatorial Goiás, responsável pela distribuição de energia elétrica no estado, tem sido objeto de críticas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com dados recentes da agência, divulgados aproximadamente duas semanas atrás, a Equatorial Goiás foi classificada como a pior companhia de grande porte de 2023, dentre as 29 empresas avaliadas.

Os consumidores goianos enfrentaram, em média, 21,96 horas de interrupção no fornecimento de energia no ano passado, com a Aneel registrando uma média de 10,94 interrupções no estado. A entrada da Equatorial Goiás no mercado ocorreu no final de 2022, após a aquisição da antiga Celg-D da empresa italiana Enel.

A Aneel identificou que em 142 conjuntos elétricos de Goiás, cerca de 91% das áreas do estado, o limite determinado para a duração das quedas de serviço foi excedido em 2023. Além disso, a frequência de interrupções não respeitou os padrões estabelecidos em 125 áreas, representando 80% do total.

Segundo os dados da Aneel, em sete áreas, a média da Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) ultrapassou 100 horas, afetando cidades de diversas regiões do estado, como o Entorno do Distrito Federal (DF), Sul, Noroeste e Sudoeste. Por outro lado, os melhores resultados foram observados principalmente na Região Metropolitana de Goiânia e no Entorno do DF.

Destaca-se que o conjunto Cristalina S2 registrou o pior resultado de DEC no ano passado, com uma média de 152,81 horas sem energia, quando o limite era de 20 horas. O segundo pior resultado foi do conjunto Britânia, com uma média de 144,05 horas de interrupção do serviço, enquanto o limite era de 23 horas. Os melhores resultados foram observados no conjunto Aeroporto S3, em Goiânia, com uma média de 3,89 horas sem energia, e no conjunto Rio Vermelho, com 6,59 horas de interrupção do serviço.

A Aneel enfatizou que, quando os limites estabelecidos não são cumpridos, os consumidores têm direito a compensações, que são descontadas diretamente na conta de energia. Em 2023, as compensações em Goiás totalizaram R$ 201 milhões. Além disso, a agência federal monitora outros aspectos da qualidade do serviço, como o tempo de atendimento a ocorrências emergenciais e a porcentagem de interrupções de duração excessiva, acima de 24 horas.

Fiscalização

A Agência Goiana de Regulação (AGR) informou por nota que tem “acompanhado atentamente e adotado as providências previstas na legislação ante o baixo número de conjuntos elétricos que cumprem os limites regulatórios dos indicadores DEC e FEC”. O órgão estadual disse que acompanhou as obras executadas pela distribuidora em 2023 e a expectativa é que estas intervenções tenham impacto na melhora do desempenho.

A Aneel, em parceria com a AGR, firmou, em dezembro de 2023, um Plano de Resultados de Continuidade do Fornecimento com a Equatorial, que contém, segundo a agência, metas a serem cumpridas anualmente pela distribuidora, chegando a 80% dos conjuntos com DEC e FEC dentro dos limites até 2028.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, tem acompanhado o tema energia elétrica desde o início da gestão do governador Ronaldo Caiado (UB). O cumprimento do plano de resultados é acompanhado pela AGR trimestralmente.

Em resposta ao Diário do Entorno, a assessoria da Equatorial Goiás nota na qual afirma que:

“A Equatorial Goiás segue, desde o início de sua operação, focada na reconstrução da rede elétrica do estado. No ano passado, foram realizados investimentos da ordem de R$ 2 bilhões em ações de recuperação do sistema. O resultado totaliza 426.500 obras entregues, como manutenção preventiva, limpeza de faixa, criação de novas redes de média tensão, novas ligações com obras, podas de árvores, trocas de equipamentos, manutenções e modernizações de subestações. Em apenas um ano foram adicionados 403 MVA de capacidade de energia ao sistema, um aumento de 17% na distribuição de energia comparado ao período anterior.

A companhia ressalta que o desafio pela reconstrução da rede continua. Em 2024, o foco se mantém na recuperação do sistema elétrico e num ritmo constante de ações e investimentos. O empenho é ininterrupto na execução das obras que estão em andamento para transformar a realidade da energia, em Goiás. Para se ter uma ideia, apenas no 1º trimestre deste ano as equipes da concessionária já concluíram 131.069 obras em todo o estado e milhares de outras já estão programadas e com datas para sair do papel. A distribuidora tem convicção de que os goianos vão sentir, ainda mais, os efeitos deste trabalho.

Todo o trabalho realizado em 2023 e em 2024 pode ser conferido, em tempo real pelo Trabalhômetro (https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/), plataforma pioneira da empresa que permite acompanhar de forma ainda mais transparente a atuação e planejamento da empresa para todos os seus clientes. Por meio do Trabalhômetro é possível acompanhar a evolução de cada uma das atividades dessa operação, tanto por período, como por região.

A concessionária ressalta ainda que segue empenhada e dedicada para o cumprimento do compromisso firmado com a Aneel e, acima de tudo, com os clientes diante da reconstrução de todo o sistema em todo o território goiano”.

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