EntornoSanto Antônio

Sedfgo e EFG acertam parceria para realização do Projeto Jornada

Objetivo é proporcionar desenvolvimento social e econômico para o Entorno

A secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo), Caroline Fleury, recebeu Leandro Nery, diretor da Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) Sarah Kubitschek, localizada em Santo Antônio do Descoberto. O objetivo foi detalhar a parceria para realização do projeto Jornada.

O projeto Jornada visa desenvolvimento econômico e social para o Entorno. Tem o objetivo de potencializar a economia no entorno a partir da inovação tecnológica. Para o diretor, o entorno é a “região com maior potencial em desenvolvimento econômico e, consequentemente, social”.

A titular da Sedfgo, Caroline Fleury, explicou que vem fazendo as articulações para efetivar o Jornada na região. “Nossa região é uma das que mais cresceram no país em população, precisamos aproveitar esse momento para realizar esse potencial e realizar ações focadas para melhorar a qualidade de vida da população aqui no entorno”, frisou Fleury.

De acordo com o diretor, a EFG Sarah Kubitschek, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), atende cerca de 2 mil alunos e está com edital aberto para mais vagas.

As EFGs foram criadas pelo governador Ronaldo Caiado, em 2021, como forma de reestruturar o ensino técnico e profissionalizante do Estado. Esse é um dos mais importantes projetos do Governo de Goiás de desenvolvimento social e econômico a partir da inovação tecnológica.

 

EFGs oferecem mais de 15 mil vagas em cursos gratuitos

São cursos de desenho industrial, pilotagem de drone, inglês e impressão de peças 3D, entre outros.

As Escolas do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt (Goiânia), Luiz Rassi (Aparecida de Goiânia), Raul Brandão de Castro (Mineiros) e Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira (Santo Antônio do Descoberto) estão com inscrições abertas para mais de 15 mil vagas em cursos de capacitação e qualificação profissional. Todos totalmente gratuitos.

São 4.481 vagas para cursos de qualificação profissional e 11.032 de capacitação. As aulas estão distribuídas nas modalidades presencial, online e EaD, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.efg.org.br.

A previsão do início das aulas dos cursos de qualificação EaD é dia 18 de setembro de 2023. Para os demais cursos, nas quatro unidades de ensino das Escolas do Futuro, as aulas começam mediante a formação de turmas, de acordo com o preenchimento das vagas abertas pelo edital, que segue fluxo contínuo. Isso significa que a convocação e o início imediato das turmas se darão quando o quantitativo necessário for alcançado, que é de 30 inscritos.

Para capacitação profissional estão com vagas abertas os cursos de Impressão de Peças 3D, Redação e Português Instrumental, Pilotagem de Drone (VANT), Desenho Industrial, Direito do Consumidor, Linguagem Javascript para Web, Fotografia para Mídias Digitais, Inglês Instrumental, entre outros. A carga horária dos cursos é de 40 horas semanais.

Já para os cursos de qualificação profissional, entre as opções estão Fundamentos de Aprendizado de Máquina, Marketing Digital, Desenvolvimento Mobile, Tratamento e Análise de Dados, Empreendedorismo Criativo e E-Commerce. A carga horária dos cursos de qualificação varia entre 160 e 240 horas, de acordo com o curso escolhido.

Os turnos das aulas são matutino, vespertino e noturno e variam de acordo com o curso selecionado, tanto para qualificação quanto para capacitação profissional. As aulas são voltadas para jovens a partir dos 16 anos com Ensino Médio concluído, ou que estejam cursando o segundo ou terceiro ano até o ato da matrícula, e para quem esteja interessado em novos conhecimentos, além de pessoas que buscam recolocação profissional.

Com informações da Sedfgo e EFG

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo