Águas Lindas de Goiás

Projeto de Lei propõe programa de treinamento de desengasgo para gestantes em Águas Lindas de Goiás

O vereador Felipe Galdino (Republicanos), apresentou o Projeto de Lei (PL) 007/2024, que visa instituir um programa de treinamento de desengasgo para gestantes no município

O projeto, que recebeu o protocolo n° 2505, propõe a criação do Programa de Treinamento de Desengasgo para Gestantes em todas as unidades de saúde de Águas Lindas de Goiás. Segundo o texto do projeto, as gestantes receberiam esse treinamento logo no início do pré-natal, visando prepará-las para situações de emergência durante a gestação e após o parto.

De acordo com o vereador Galdino, a iniciativa busca promover a segurança e o bem-estar tanto das mães quanto dos recém-nascidos, reconhecendo a importância do conhecimento e das habilidades para realizar a manobra de desengasgo em bebês.

O Programa de Treinamento de Desengasgo para Gestantes consistiria em aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais de saúde qualificados, abordando técnicas de primeiros socorros, incluindo a manobra de desengasgo em bebês. O treinamento seria obrigatório para todas as gestantes que realizam pré-natal nas unidades de saúde do município e seria oferecido de forma gratuita em horários e locais acessíveis.

Caso o projeto seja aprovado, Águas Lindas de Goiás se tornaria pioneira na implementação de um programa de treinamento de desengasgo para gestantes, demonstrando preocupação com a preparação das mães para lidar com situações de emergência que possam surgir durante a gravidez e após o parto.

A proposta agora segue para análise das comissões pertinentes da Câmara Municipal e, caso seja aprovada, será encaminhada para sanção do prefeito municipal, podendo se tornar lei em breve.

De acordo com Ministério da Saúde, e a Sociedade Brasileira de Pediatria, mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorrem em crianças menores de sete anos.
O risco é maior quando a criança leva à boca ou ao nariz qualquer objeto que restrinja a passagem de ar.

A aspiração de corpo estranho é mais comum em crianças do sexo masculino, na faixa etária de 1 a 3 anos. Até os três anos, a criança não controla adequadamente a mastigação e a deglutição de alimentos devido à falta dos dentes molares.

Para crianças maiores de um ano, médicos e especialistas recomendam a Manobra de Heimlich, que consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás até que o corpo estranho seja deslocado da via aérea para a boca e expelido.

Já para menores de um ano recomenda-se 5 batidas com a mão na região das costas, com a criança com a cabeça virada para baixo, seguidas de 5 compressões na frente até que o corpo estranho seja expelido ou a criança volte a responder e reagir.

O conhecimento necessário nesses casos podem evitar tragédias maiores e salvar vidas.

Reportagem – Larissa Nunes

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo