Valparaíso

Professor do CEJO Valparaíso é convidado para Festival Internacional de Cinema na Espanha 

 

O professor e escritor Elias Fontele Dourado, de 28 anos, servidor concursado da Secretaria de Estado de Educação de Goiás, recebeu com entusiasmo o convite para participar do renomado Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, situado ao norte da Espanha, na região do País Basco. O evento, que ocorre anualmente e é um dos mais importantes da Europa, destaca-se por sua celebração do cinema mundial, atraindo estrelas e profissionais da sétima arte.

 

Elias, que também é mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB) e está concluindo seu doutorado em Comunicação na mesma instituição, tem se destacado em várias frentes. Ele é acadêmico titular da Academia Taguatinguense de Letras e já lançou um livro, “Os tempos cerrados”, que obteve grande repercussão na mídia após seu lançamento em maio na Leitura do Shopping Sul, em Valparaíso. Ele tem ainda formação em violino pela Escola de Música de Brasília e ocupa a função de roteirista e produtor na Fontele Studios, uma empresa de cinema que seu irmão, Gustavo Fontele, dirige.

 

O projeto que chamou a atenção dos organizadores do Festival de San Sebastián é o filme “Hacker Leonilia”, uma animação futurista que narra a história de uma idosa que se torna hacker para escapar de um metaverso pós-morte. A obra é coescrita por Elias e seu irmão Gustavo, e sua produção já havia sido apresentada em outros prestigiados festivais, como Cannes e Veneza.

 

“A expectativa é das melhores. Essa é uma oportunidade incrível para fazer negócios e conseguir investimentos internacionais para o nosso filme”, destaca Elias, referindo-se à importância do festival para a projeção de sua obra. A Fontele Studios tem participado ativamente de grandes eventos internacionais e a repercussão positiva do projeto pode abrir portas para investimentos e colaborações futuras.

 

Ele enfatiza a relevância dos fundos de apoio à cultura no Brasil, que foram cruciais para a realização de seus projetos. “O apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF foi essencial para a nossa trajetória. Iniciativas como essa são fundamentais para que jovens talentos tenham acesso ao mercado cinematográfico, que muitas vezes é considerado fechado”, afirma o professor.

 

Elias acredita que a combinação de investimento público e a paixão pela arte é a chave para valorizar a rica cultura cinematográfica brasileira. Com sua participação no Festival de San Sebastián, ele e a Fontele Studios esperam expandir ainda mais os horizontes de sua criatividade e contribuir para o cenário cultural internacional.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo