Águas Lindas de GoiásNotícias

Prefeitura de Águas Lindas inicia vacinação contra a Dengue nesta segunda-feira

A princípio são 7.390 doses que foram destinadas para o município

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, abriu a campanha de vacinação contra a dengue no estado, reforçando que o objetivo é “Cuidar e salvar vidas.”

O prefeito municipal de Águas Lindas, Lucas Antonietti, anunciou que as vacinas contra a dengue terão início nesta segunda-feira (19), a partir das 9h da manhã nos postos de saúde. A princípio, as vacinas serão destinadas para crianças com 10 a 11 anos, respeitando o protocolo nacional e estadual de vacinas.

As próximas idades a serem vacinadas serão anunciadas de forma gradativa. A secretaria de saúde alerta que, caso a criança esteja com dengue ou suspeita, ela deve esperar um prazo de 6 meses para tomar a vacina.

Locais de vacinação:

Setor 02
Setor 10
Águas Lindas 02
Guaíra
Laranjeira
Coimbra
Pérola
Jardim Barragem 2/4
Jardim Brasília 1
Entorno
Águas Bonitas
Paraíso
Vigilância em Saúde

O Secretário Municipal de Saúde, Evandro do Cetep, informou que houve quase 3.000 casos em duas semanas, representando um aumento de 180% em relação ao ano anterior. Ele destacou os esforços da força-tarefa para notificar, enfrentando dificuldades com a escassez de pessoal na vigilância epidemiológica. Para enfrentar a situação, foram equipadas cinco das vinte unidades de saúde da família, com 36 equipes operando até as 22 horas, inclusive nos finais de semana, para realizar testes e adaptar o sistema de saúde às demandas emergentes.

Outras cidades do Entorno em Goiás também recebem a vacina

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás começou a distribuir na última quinta-feira (15) as vacinas de dengue para as cidades Abadiânia, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, Formosa e Planaltina de Goiás. O público-alvo da primeira etapa da vacinação é o grupo prioritário, que inclui crianças entre 10 e 11 anos. Os moradores da região do Entorno devem ficar atentos aos postos de vacinação mais próximos para se imunizarem. O esquema vacinal é realizado com duas doses, sendo a segunda aplicação após três meses da primeira.

A vacinação já ocorre em 51 dos 134 municípios definidos como prioritários, e mais 71 municípios – incluindo do Entorno do Distrito Federal – vão receber mais doses a partir desta quinta-feira,  totalizando 151.968 doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O Governo de Goiás capacitou profissionais da saúde dos municípios para realizar a imunização e também a notificação e cuidados com os pacientes acometidos pela doença.

Sobre a vacina

O imunizante Qdenga é quadrivalente, ou seja, capaz de proteger contra os quatro sorotipos da dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Inicialmente, a meta é imunizar pessoas entre 10 e 11 anos, faixa etária considerada segura e eficaz pela fabricante japonesa Takeda. Posteriormente, com a chegada de novas doses, o público-alvo deve ser ampliado para adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Vacina contra dengue

O Brasil é o primeiro país a ofertar vacinação contra a dengue no sistema público de saúde. Os 134 municípios goianos que receberão os imunizantes passaram por alguns critérios de escolha, entre eles: ter mais de 100 mil habitantes e alta transmissão da doença; maior número de casos entre 2023 e 2024; e predominância do sorotipo 2 no final do ano passado.

Em Goiás, dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) indicam que, somente este ano, já foram notificados 39.748 casos, sendo 15.810 confirmados. A doença já matou seis pessoas e outros 55 óbitos em todo o território goiano estão em investigação. Já a chikungunya tem 1.008 casos confirmados. Também foram confirmados 61 casos de zika, sendo quatro ocorrências em gestantes.

Reportagem – Larissa Nunes

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo