Poda de árvores: Região do Entorno é contemplada com mais de 560 km² de limpeza de faixa de servidão
Karina Bueno
O início do período de chuva está chegando e, para evitar acidentes na rede elétrica, a Equatorial Goiás intensificou suas atividades de manutenção preventiva na rede elétrica do estado para trazer ainda mais confiabilidade ao sistema de energia durante o período chuvoso.
Na região do Entorno do Distrito Federal, por exemplo, foram executadas até o momento 560 km² de área – limpeza de faixas na rede de alta e média tensão. O trabalho estende em todo o estado de Goiás incluindo também áreas rurais. Com isso, segundo o levantamento divulgado pela Companhia o trabalho já contemplou quase 3 mil km de extensão.
Faixa de servidão
Entre as ações mais importantes para a zona rural, está a limpeza de faixa de servidão, que envolve a poda rente ao solo. Esta prática facilita o acesso das equipes de manutenção a áreas de matas fechadas e de difícil acesso, e previne que galhos se aproximem das linhas de energia, evitando possíveis interrupções no fornecimento de eletricidade.
Para o gerente de obras e manutenção da Equatorial Goiás, Frederico Guimarães, essa prática é fundamental para garantir a continuidade e segurança do fornecimento de energia elétrica em áreas rurais. “A limpeza de faixa tem grande importância no nosso cronograma de reconstrução, porque além de prevenir possível interrupção no fornecimento de energia nos períodos de chuva, reduz riscos de incêndios, facilita a manutenção e inspeção, e protege tanto os nossos clientes quanto a infraestrutura da companhia”, destaca o gerente.