Novo Gama

PMGO tem novo representante de captação de recursos no Congresso Nacional

Reportagem – Karina Bueno

 

A equipe do Diário do Entorno conversou com o ex-comandante do Novo Gama, Maj. William Miller para conhecer o seu novo desafio profissional e entender como funciona o trabalho que está sendo desenvolvido no Congresso Nacional, uma vez que agora Miller exerce o cargo de Chefe da Assistência Policial Militar no Congresso, liderando uma equipe de quatro pessoas: dois assessores legislativos, um profissional de apoio e um assessor orçamentário.

De acordo com os esclarecimentos do Major, a nova função de trabalho envolve o acompanhamento de todos os projetos relacionados a segurança pública. “Esse trabalho envolve a questão da Legislação Penal, processual penal que reflete na segurança, como por exemplo, o veto das saidinhas que manifesta no impacto da segurança pública e também na parte de captação de recursos, porque cada parlamentar distribui emendas individuais, os estados tem as emendas de bancada, as comissões também têm emendas, então tudo isso são fontes de recursos que dá para trazer para as Instituições, da para trazer para a Polícia Militar do Estado de Goiás. A respeito de projetos, proposta de emenda a Constituição (PEC), Projeto de Lei porque são mais de 1000 projetos que envolvem as Instituições de Segurança Pública e a temática da mesma – tanto diretamente relacionado aos profissionais, direitos e garantias como relacionado com impacto ao trabalho”, disse o Major. 

Esse tipo de trabalho institucional desenvolvido pela PM goiana, também é feito pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Ministério Público, Banco Central e Caixa Econômica Federal. “Então, o objetivo central é trabalhar na parte de Legislação de Segurança Pública e recursos para conseguir investimento para a Instituição”, explicou Miller.

Reunião 

Nesta semana, Maj. Miller se reuniu com a secretária do Entorno, Caroline Fleury para tratar de parceria de trabalho na área de projetos e na captação de recursos para o Estado de Goiás na área de segurança pública. “O encontro foi para apresentar algumas demandas e ter a parceria dela na parte de projetos e na captação de recursos, uma vez que ela já trabalhou no Congresso Nacional muitos anos nessa função”, disse o Maj. William.

Na reunião, Miller teve a oportunidade de apresentar a ela os projetos prioritários do Comando, sendo que um deles é instituir o sistema de rádio digital, moderno como a Polícia Rodoviária Federal utiliza – que é o sistema de rádio digital tetra, interligado a todos os municípios. A implantação do sistema em todo o Estado de Goiás necessita de investidos na ordem de R$ 50 milhões e a secretária do Entorno, Caroline Fleury se comprometeu a ajudar a PMGO.

Mediador de interesses

Quem trabalha como “mediador de interesses” ou “profissional de relações governamentais”, também é denominado por alguns parlamentares e jornalistas como lobista. O lobby na política, é, por definição, a profissão exercida por pessoas capacitadas e bem informadas para influenciar os espaços decisórios do poder público ou atuam – também de forma legal – em busca de recursos financeiros às instituições que representam. Trabalham tanto no Executivo quanto no Legislativo, sendo mais frequente nesse último setor mencionado.

“O lobista faz a defesa de um interesse legítimo em uma discussão de política pública e a autoridade, conforme seu livre convencimento, toma a decisão, podendo coincidir ou não com as razões apresentadas pelo lobista”, explica Carolina Venuto, presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig).

 

 

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo