EntornoSanto Antônio
Em Destaque

Pecuária

Prazo para vacinação de animais termina no dia 15 de dezembro

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (AGRODEFESA), alerta os produtores rurais do município sobre o encerramento do prazo para aquisição e vacinação de animais de até 12 meses de idade, das espécies bovinas, bubalina, equídea (equina, muar e asinina), caprina e ovina contra a raiva. O limite de dados para a realização desse procedimento é dia 15 de dezembro de 2023.

Após a vacinação, os produtores têm a responsabilidade de efetuar a autodeclaração dos rebanhos, baixar o quantitativo total e comprovar a vacinação por meio do link disponível no site da AGRODEFESA ( www.agrodefesa.go.gov.br ), até o dia 30 de dezembro de 2023. No endereço eletrônico, estão disponíveis informações incluídas sobre a campanha de vacinação, incluindo a entrega de senha de acesso ao sistema, procedimentos para declarar a vacina com a evolução da faixa etária dos animais, entre outras.

Segundo a Agrodefesa, durante o processo de declaração, é obrigado que o produtor atualize informações cadastrais para o rápido atendimento em casos de notificação de suspeita de animais doentes. Tais informações incluem endereço residencial, telefone, e-mail e geolocalização (coordenadas geográficas em formato latitude/longitude em graus, minutos e segundos). A AGRODEFESA disponibiliza um folder explicativo no site com orientações sobre como obter essas coordenadas.

O Fiscal Estadual Agropecuário e Médico Veterinário, Ricardo Antônio Sousa da Silva, ressalta a importância da atualização dessas informações cadastrais, destacando que tal medida é crucial para um atendimento ágil em casos de notificação de animais doentes. Já a Gerente Regional, Patrícia Silva Marques Dias, destaca que a vacinação visa preservar o status sanitário do rebanho goiano, minimizando possíveis perdas e prejuízos advindos da ocorrência de surtos da doença.

Em virtude disso, o Médico Veterinário, destaca ainda, que é fundamental que os produtores vacinem seus animais até 12 meses de idade contra a raiva e realizem a declaração nos prazos estipulados. A saúde dos rebanhos do município e do estado de Goiás depende da colaboração de cada um.

Para mais informações, acesse o site da AGRODEFESA: www.agrodefesa.go.gov.br.

*Com informações de Luan Martins, Secom de SAD.

Redação

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo