Entorno
Em Destaque

Outubro Rosa

Vanilda Santos fala sobre o papel da Saúde Mental no Tratamento do Câncer de Mama

No mês do Outubro Rosa, buscamos conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental das mulheres que enfrentam o diagnóstico de câncer de mama. Para discutir esse tema, entrevistamos a psicanalista Vanilda Santos, que tem desempenhado um papel importante no apoio psicológico a mulheres nesse processo delicado.

A psicanalista enfatizou que receber apoio de amigos e familiares, sem julgamentos, é essencial. Ela encorajou a abertura para falar sobre angústias e dores, tornando o processo mais tranquilo.

Vanilda explicou que o emocional e psicológico já são afetados após o diagnóstico, mas é essencial cuidar e apoiar a mulher para que a situação permaneça sob controle durante o tratamento.

1- Fale sobre você como resolveu seguir com essa 

Fui professora de Artes Cênicas por 26 anos pela secretaria de educação do DF, com a formação em Licenciatura Plena em Artes Cênicas e Bacharelado em Interpretação Teatral. Antes de me aposentar eu fiz formação em Psicanálise clínico e também em Arteterapia. Hoje trabalho no consultório com abordagem da psicanálise. Antes de me aposentar eu fiz formação em Psicanálise clínico e também em Arteterapia. Hoje trabalho no consultório com abordagem da psicanálise.

2- falando no diagnóstico de câncer de mama, como ele pode afetar o estado emocional e psicológico das mulheres?

O câncer em geral é um diagnóstico que ninguém gostaria de receber, para a mulher receber um diagnóstico de câncer mamário e um total desespero, além de passar por todo um tratamento desconfortável, também a sua autoestima, psicológico e o emocional ficam bem abalados.

3- Quais são os principais desafios psicológicos que as mulheres enfrentam ao passar pelo tratamento do câncer de mama? 

Falta de apoio dos familiares, demora nos atendimentos caso ela precise da saúde pública, situação de risco de morte, tudo isso já trás uma carga emocional muito pesada.

4- Qual é a importância do apoio psicológico no processo de recuperação e tratamento do câncer de mama?

Como eu já disse anteriormente, o apoio psicológico tanto dos familiares quanto de um profissional da saúde mental e emocional é de fundamental importância para que essa mulher tenha uma rede de apoio.

5- Quais são os sinais de que uma mulher pode estar enfrentando dificuldades emocionais durante a jornada do câncer de mama?

A partir do recebimento do diagnóstico de  que ela está com o câncer, o seu emocional e psicológico já está comprometido, a questão é cuidar e apoiar para que a situação fique  controlada e com isso ela passa pelo tratamento com mais eficácia.

6- Como familiares e amigos podem oferecer apoio emocional a uma mulher com câncer de mama?

Recebendo apoio dos amigos e familiares eficácia nos atendimentos, a mulher já fica mais tranquila é muito importante que ela fale das suas angústias e da sua dor sem julgamentos.

7- Fale da importância de promover  uma abordagem holística para a saúde da mulher, incluindo a atenção ao bem-estar psicológico?

A abordagem holística vai da crença dessa mulher, lembrando que é comprovado a partir dos estudos recentes que a fé é uma grande fonte de cura nas doenças. Ao buscar na sua crença tratamento holístico aliado ao tratamento médico os sintomas da doença vão sendo diminuídos no momento que o psicológico vem sendo alimentado por essa busca do divino.

Ela ressaltou que, antes de mais nada, não se deve esquecer que as doenças começam na alma e afetam o emocional e o psicológico. “O corpo guarda marcas de anos de abuso psicológico e dores não reveladas”, Ela enfatizou a interconexão entre a saúde física e mental, destacando a importância de abordar não apenas a enfermidade física, mas também as feridas emocionais e psicológicas que podem contribuir para as doenças.

Reportagem: Larissa Nunes

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo