Águas Lindas de Goiás

Operação de fumacê contra a dengue começa nesta quinta-feira em Águas Lindas

Serão quatro veículos responsáveis pela aplicação na cidade

Nesta quarta-feira, 3, o prefeito Lucas Antonietti esteve presente junto com o secretário Municipal de Saúde Evandro Silva e a empresa responsável pela realização da operação de fumacê no município durante 15 dias. O objetivo é abranger toda a cidade neste período.

“É uma força-tarefa. Nós continuamos no nosso combate contra a dengue. Tivemos o dia ‘D’ contra a dengue e reforçamos as nossas unidades de saúde, numa união com o estado de Goiás.”

Na ocasião, o secretário Evandro Silva destacou algumas ações realizadas nos últimos meses na cidade, como mutirões, o Dia D e a visita a milhares de casas. “Toda a saúde, de maneira geral, está envolvida e trabalhando forte no combate à dengue. Agora, com essa operação, cada quilômetro da nossa cidade será contemplado. A doença já foi controlada, mas ainda temos uma incidência alta. A intenção é que, com essa campanha, a gente consiga reduzir e eliminar o mosquito”. Evandro ainda fez um apelo para que os moradores continuem vigiando suas casas e evitando focos da doença.

Endemia

A Coordenação de Endemias em Águas Lindas de Goiás realizou um levantamento em fevereiro sobre a presença do mosquito Aedes aegypti na cidade. Os resultados revelaram que 12% das residências apresentavam focos do mosquito, sendo os principais criadouros encontrados em diferentes tipos de recipientes.

Os reservatórios, caixas d’água, tambores e baldes grandes destacaram-se como os locais mais propensos, somando 30% dos focos identificados. Além disso, o descuido em quintais sujos, com acúmulo de lixo, foi responsável por 27% dos casos, enquanto objetos de borracha, como pneus, contribuíram com mais 27% dos focos.

Os bairros mais afetados pela infestação foram Guaíra, Solar da Barragem, Jardim das Oliveiras, entre outros. O Secretário Municipal de Saúde, Evandro do Santos, emitiu um alerta, destacando a importância de manter a vigilância, mesmo com os esforços para controlar a doença.

A secretaria de saúde destacou os esforços da força-tarefa para notificar. Para enfrentar a situação, foram equipadas cinco das vinte unidades de saúde da família, com 36 equipes operando até as 22 horas, inclusive nos finais de semana, para realizar testes e adaptar o sistema de saúde às demandas emergentes.

Fumacê

O fumacê é uma medida adicional no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Consiste na aplicação de um inseticida por meio de um veículo chamado de “carro do fumacê”.

Ele funciona como um inseticida aplicado em ultra baixo volume (UBV), contendo uma combinação de duas moléculas: Praletrina + Imidacloprida e solventes. A aplicação é feita a frio, sem formação de nuvem de fumaça.

O inseticida causa excitação no sistema nervoso dos mosquitos após o contato, levando à morte posterior dos mesmos. Essa técnica é uma medida emergencial para combater surtos e epidemias.

Reportagem: Larissa Nunes

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo