Karina Bueno
Os municípios de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Novo Gama e Águas Lindas de Goiás tiveram propostas contempladas e serão beneficiados com verba do Novo PAC Saúde.
Em Luziânia, o município foi selecionado para receber uma Unidade Móvel Odontológica; em Valparaíso, uma Unidade Básica de Saúde (UBS); em Novo Gama serão construídas duas Unidades Básicas de Saúde e também receberá uma Unidade Móvel Odontológica; Águas Lindas de Goiás será contemplada com uma maternidade de duas Universidades Básicas de Saúde. As informações estão no site do Ministério da Saúde para conferências com detalhamentos.
A construção de Unidades Básicas de Saúde via Novo PAC Saúde vai permitir a expansão das equipes de Saúde da Família (eSF), de Saúde Bucal (eSB), de Multiprofissionais (eMulti) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de forma a ampliar o acesso e a cobertura da Atenção Primária no SUS em todo o país.
Estados e municípios selecionados para receber novas UBS tiveram até o dia 10 de maio para preencher a proposta de formalização.
Os critérios de seleção, sem considerar ordem de importância entre eles, foram: maior vulnerabilidade socioeconômica do município; maiores vazios assistenciais na Atenção Primária; baixos índices de cobertura de Estratégia de Saúde da Família; e adesão ao projeto arquitetônico de referência do Ministério da Saúde.