Entorno

#NoEntornoTem : Feira goiana promete levar brasilienses para as belezas do Entorno

A Feira #NoEntornoTem, que acontecerá nos dias 21 e 22 de Outubro, no estacionamento 13 do Parque da Cidade está sendo organizada pela Secretaria do Entorno e promete mostrar aos brasilienses as potencialidades do Entorno do Distrito Federal.

Neste evento, os municípios de Abadiânia, Alexânia, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso irão expor seus produtos além de passar informações específicas de cada cidade como, por exemplo, cachoeiras, ecotrilhas, grutas, roteiros, turismo cultural, religioso, de negócios, entre outros. Assim, os visitantes poderão conhecer as belezas naturais e culturais de cada município. A intenção é fazer o público dar aquela escapada rápida do corre corre da capital federal e se divertir em cachoeiras, grutas e aproveitar a gastronomia, festivais de música, de folclore entre outras atrações.

No evento, além do palco com apresentações culturais haverá espaço para degustação de produtos típicos da região, como queijos, vinhos e marmeladas, por exemplo.
“Muitos não sabem, mas no Entorno tem cachoeira, tem gruta, tem bons hotéis, tem acessibilidade, tem gastronomia, rota de vinhos, de queijos e até de cristais, entre muitas outras atrações, não precisa ir longe!”, disse a secretária do Entorno Caroline Fleury.

Segundo a secretária de turismo de Luziânia, Valdirene Tavares, a participação na Feira terá um papel crucial na promoção e celebração da identidade turística e cultural da região. “Nossa cidade, situada no coração do Brasil, é um verdadeiro tesouro de tradições gastronômicas e artesanato autêntico. Ao participar deste evento, Luziânia tem a oportunidade de compartilhar sua herança única com um público mais amplo, destacando a importância desses elementos para a cidade e para o estado de Goiás como um todo. Na gastronomia, iremos apresentar verdadeiros reflexos da nossa cultura e história – desde a deliciosa culinária goiana até os pratos típicos regionais. Além disso, a gastronomia local muitas vezes incorpora ingredientes frescos como geleia de amora, castanha de barú, entre outros.

Já no artesanato levaremos peças únicas dos nossos talentosos artesãos. Os visitantes poderão apreciar a habilidade artesanal local, produção de objetos decorativos feitos à mão e isso não apenas valoriza a arte e a criatividade dos artesãos locais, mas também contribui para a economia local, impulsionando a indústria do artesanato e proporcionando oportunidades de sustento para muitos residentes. Portanto, a participação de Luziânia neste evento é de suma importância, pois não apenas enaltece e preserva suas raízes culturais, mas também abre portas para o crescimento econômico e o turismo na região.

É uma oportunidade única de compartilhar as tradições, a culinária saborosa e o talento artístico que fazem de Luziânia um lugar verdadeiramente especial no cenário cultural brasileiro”, explicou Valdirene.
De acordo com o secretário de turismo de Novo Gama, Eliel Bruno, na tenda do município o mestre artesão Juão de Fibra estará expondo suas obras feitas com capim colonhão e serão apresentadas informações sobre a 21° edição da Via Sacra que acontece no morro Santo do Lago e reúne um público de mais de 30 mil pessoas.

“Essa Feira abrirá as portas da cultura, gastronomia e do comércio da nossa cidade. O público terá acesso sobre o nosso rodeio show, a exposição da Copigam (produção de queijos, doces, hortaliças entre outros), do comércio da avenida principal do Pedregal e da Feira do Produtor Rural no Pedregal. Nosso Entorno tem muito a mostrar”, finalizou o secretário.

Serviço:
A abertura oficial será no sábado (21), às 9h. As tendas dos treze municípios estarão abertas para a visitação do público, no sábado, das 8h às 17h. No domingo (22), o horário é das 8h às 15h. A entrada é gratuita.

Reportagem – Karina Bueno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo