EntornoSanto Antônio
Em Destaque

Moradores reclamam do atendimento precário no hospital de Santo Antônio do Descoberto (GO)

Usuários relatam demora no atendimento, falta de atendimento , o que leva muitas pessoas optarem por buscar atendimento em outra cidade

Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver uma discussão generalizada entre os profissionais de saúde e a população que reclama pela falta de atendimento. “Está todo mundo morrendo lá fora e ninguém faz nada”, reclama uma moradora. 

Muitos moradores expressaram insatisfação pela demora, compartilhando vídeos nas redes sociais. “Queremos saber qual é a crise que não tem em Santo Antônio. Temos crise no asfalto, crise na saúde, crise com os ônibus lotados. Não sabemos o que o prefeito anda fazendo pela população”, afirmou Bruno dos Santos morador da cidade.

Recendente a nossa equipe denunciou outro descaso na  saúde pública em Santo Antônio Descoberto enfrentado pelos moradores da região. Através de um vídeo feito por moradores em que aparece a situação de abandono em que se encontra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Beatriz 1. É possível constatar a UPA coberta pela vegetação, mesmo contendo materiais essenciais para a saúde.

Os residentes da região expressaram indignação diante do descaso. Com a UPA fechada, existe o risco iminente de perda de todo o material já adquirido pela prefeitura, “Esses materiais muitas vezes estão faltando no hospital e agora estão aqui parados, sem nenhuma finalidade”, disse o vereador. O clamor por respostas e ação por parte das autoridades locais é crescente.

A Unidade Básica foi inaugurada em 30 de junho de 2016 e encontra-se abandonada há mais de dois anos. Atualmente, funciona como depósito de diversos itens hospitalares e eletrodomésticos, alguns danificados e outros em bom estado. A estrutura nova está deteriorada, com janelas e portas quebradas, além de problemas estruturais decorrentes da falta de cuidados. A UBS está fechada, sem segurança para as instalações ou os objetos armazenados. 

Diante da situação foi solicitado apoio da Polícia Militar, que acompanhou a diligência, e registrado um boletim de ocorrência na Delegacia (registro de atendimento integrado número 27333244 SSP/GO).

   

Nota da secretaria Municipal de Saúde

Em nota o Secretário de Saúde Alessandro Viana,  esclareceu a situação em Santo Antônio, destacando que o hospital enfrenta alta demanda devido à epidemia de dengue, sobrecarregando não apenas o sistema de saúde local, mas também o do Distrito Federal e região. 

Até recentemente, três médicos plantonistas atendiam 24 horas, realizando 270 e 330 atendimentos nos últimos dias.

Como medida emergencial, aumentaram para quatro médicos plantonistas hoje, buscando aliviar a pressão sobre o sistema. No entanto, o Secretário ressaltou que a verba recebida do governo federal, no montante de 260 mil, é insuficiente para cobrir a folha salarial dos médicos, que ultrapassa 1 milhão e meio. Ele enfatizou a complexidade financeira que estão enfrentando.

Apesar dos desafios, o Secretário expressou a determinação em manter a qualidade dos serviços de saúde e agradeceu à compreensão da população diante da difícil conjuntura. Ele reiterou o compromisso em enfrentar a situação com responsabilidade e buscar alternativas para superar os desafios presentes.

Redação

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo