Santo Antônio

Moradores de Santo Antônio do Descoberto sofrem com ruas cheias de erosões

Os buracos são tão profundos que são capazes de engolir um carro

Moradores da cidade de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, enfrentam um desafio diário com as ruas repletas de erosões, tornando difícil a locomoção e pondo em risco a segurança dos moradores. Segundo relatos, o problema se agrava a cada período chuvoso, deixando os residentes praticamente encurralados em suas próprias casas.

A denúncia foi feita pela moradora Vera Lúcia à Record TV, nessa quarta-feira ,8, destacando a situação crítica na Quadra 1D, lote 8A, de Santo Antônio do Descoberto. Em um vídeo divulgado, é possível observar a precariedade das condições das ruas, com grandes buracos e erosões que dificultam até mesmo a circulação a pé.

Vera Lucia compartilhou sua frustração, revelando que os moradores do setor enfrentam essa situação há três décadas, sem que as autoridades competentes resolvam definitivamente o problema. “Eles vêm aqui, colocam uma terra, mas nunca resolvem o problema, só prometem e não fazem nada, enquanto nós ficamos aqui sofrendo”, desabafa a moradora.

Outra residente, expressou sua preocupação com a segurança, afirmando que as erosões são tão grandes que poderiam engolir até mesmo um carro. A situação se agravou após a passagem da rede de esgoto na região, deixando a rua ainda mais vulnerável e sem reparos adequados.

As últimas tentativas de reparo realizadas pela prefeitura acabaram gerando outros problemas, como relata Geralda de Jesus, outra moradora afetada. “Eles encheram isso aqui de terra, essa terra desce e quando chove, acaba alagando a casa das pessoas”, lamenta.

Os moradores esperam que suas vozes sejam ouvidas e que medidas sejam tomadas para resolver de uma vez por todas o problema das ruas cheias de erosões em Santo Antônio do Descoberto.

Recendente a equipe do Diário do Entorno, mostrou moradores da cidade plantando pés de mamona e de cana-de-açúcar na pista, para protestar contra buracos.

Além da poeira e o asfalto quebrado, na época de chuva moradores reclamam que os locais ficam alagados e carros atolam nos mesmos lugares. Os populares pedem para a prefeitura uma solução.

Diante da situação, os moradores começaram a plantar mamonas e pés de cana para sinalizar os buracos e evitar que mais pessoas se machuquem.

Diante da situação considerada “desumana” pelos moradores, a população clamou para que as autoridades municipais tomem providências urgentes.

Nota da prefeitura

Em nota a prefeitura respondeu que por meio da INFRAMOB, o município de Santo Antônio do Descoberto está participando do Programa Estadual de Recuperação de Infraestrutura para Mobilidade Urbana. O programa destina aproximadamente R$ 2 milhões para cada município participante, totalizando R$ 22 milhões distribuídos entre 11 municípios, com foco principalmente na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), além de três cidades turísticas.

A liderança deste programa está a cargo da Seinfra, em parceria com a Secretaria de Estado do Entorno, o Ministério das Cidades e, em específico para o município, a prefeitura de Santo Antônio do Descoberto.

As obras a serem executadas incluem recapeamento asfáltico, drenagem superficial e sinalização de trânsito. “Atualmente, estamos na fase final da celebração de convênios para que o município possa licitar, elaborar e aprovar os projetos executivos de engenharia necessários. Após essa etapa, procederemos com a contratação e execução das obras.”

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo