Uma comitiva da Polícia Militar de Pernambuco está em Goiás para conhecer de perto o trabalho realizado pelas forças goianas de segurança. O grupo de 35 militares foi recepcionado nesta segunda-feira (2/12) pelo governador Ronaldo Caiado, que celebrou a oportunidade de trocar informações e também de relatar a história de transformação experimentada pela área no estado. “É bom conversar com vocês, ouvir suas experiências e compartilhar nossos avanços em termos de ações contra criminalidade em Goiás”, afirmou.
Durante a reunião realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador foi questionado sobre as ações que levaram a segurança pública goiana ao patamar de referência nacional. Em resposta, ele citou o compromisso feito no início do mandato: “Ou bandido muda de profissão, ou muda do Estado”. “Eu precisava decidir o que seria minha prioridade para governar um estado com quadro de criminalidade altíssimo, índices avassaladores”, relatou. Entre os fatores decisivos para mudar o cenário da segurança em Goiás, ele enumerou: liberdade e independência para o trabalho das polícias, integração e reconhecimento aos profissionais da área.
Caiado destacou que o “direito de ir e vir” deve ser assegurado, e apontou para o poder de transformação que traz a sensação de segurança popular. Junto a isso, outras áreas se desenvolveram e hoje são destaque, como educação e economia. “Nunca deixei a segurança fora das decisões maiores do Estado. Estão aqui para que a gente continue a alavancar o Estado com geração de emprego, empresas e indústrias migrando para Goiás. Aqui o cidadão não precisa comprar carro blindado nem de segurança particular. Esse é o fato”, disse.
O coordenador do curso, diretor adjunto de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPE, coronel Oliveira, referiu-se a Caiado como alguém que trabalha pela Polícia Militar e pela segurança pública. “Ser policial militar é um sacerdócio, uma entrega para a vida. E todas aquelas autoridades que se entrelaçam e envolvem arrancam de nós toda admiração. E todos o admiram por sua postura e por aquilo que tem batalhado pela segurança pública”, declarou ele.
O curso que os PMs de Pernambuco estão fazendo em Goiânia tem a duração de dois dias e ocorre na Fundação Tiradentes. O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, e o comandante-geral da PMGO, Marcelo Granja, participaram do evento.
*Com informações da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás