EntornoNovo Gama
Em Destaque

Mestre artesão de Novo Gama ensina crochê usando fibra de Buriti como matéria prima

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico abraça a ideia do projeto e já pensa em expandir as ações de formação de novos artesãos no Município, que terão a flora do Cerrado como inspiração no beneficiamento e transformação da fibra em arte nativa

Karina Bueno

O mestre artesão Juão de Fibra está desenvolvendo um projeto de inserir ao trabalho de crochê a fibra de buriti com 30 mulheres crocheteiras de Novo Gama. A ideia de aplicar essa técnica, segundo o mestre, surgiu há dois anos e desde então ele foi buscando parcerias para transformar esse sonho em realidade.
Hoje, esse Projeto saiu do papel com a ajuda da Secretaria de Estado da Retomada (SER) e do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (COTEC) e então nasceu as “Crocheteiras de Fibra”, de Novo Gama.
Já de início a ideia foi bem aceita e o mestre Juão de Fibra está desenvolvendo o trabalho com duas turmas de 15 alunas cada, onde a grade horária tem 40 horas e as aulas são realizadas no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no bairro Pedregal, em Novo Gama.

Crochê
O trabalho é aplicado de acordo com o que cada mulher já desenvolvia com o crochê mas, agora, o material usado além da linha específica para o crochê os pontos feitos a mãos entrelaçam com a fibra de buriti.
Ao finalizar as aulas as alunas Crocheteiras estarão aptas a construir roupas com a fibra de buriti. “Essas mulheres são donas de casa, mães, avós e nunca tiveram visibilidade. Isso me preocupava muito e daí surgiu a ideia de fazer um Projeto com essas mulheres. A intenção é que elas se organizem em cooperativa e que esse lindo trabalho tenha grande visibilidade. As peças desenvolvidas são lindas e únicas. Isso é o artesanato.”, disse o mestre artesão.
De acordo com o idealizador e professor do curso, Juão de Fibra, as roupas confeccionadas durante o curso serão apresentadas também, além do desfile na formatura, na festa do Capim que acontecerá em agosto, em Novo Gama. “O meu sonho é que esse trabalho seja reconhecido no Brasil. Essas Crocheteiras precisam ter a visibilidade do macro e sair um pouco dessa mesmice que é o Novo Gama. Talento elas tem de sobra. E, com muita dedicação esse trabalho elas serão destaques estaduais, nacionais e enaltecido. Essa visibilidade que eu busco nesse Projeto. Esse reconhecimento dessas mulheres se firmando como Crocheteiras de uma cidade talvez não as vejam da forma que deveriam”, esclareceu Juão.
De acordo com a artesã Vanda Veloso, uma das “Crocheteiras de Fibra” essa Ação deve continuar para dar oportunidade para outras mulheres do município. “Estou gostando muito. Eu e minhas amigas estamos nos dedicando ao máximo e gostaria que esse Projeto continuasse para que outras mulheres possam ter essa oportunidade porque aqui em Novo Gama tem muita pessoa carente que precisa de capacitação para ter uma fonte de renda”, finalizou a aluna Vanda.

A formatura
A formatura da primeira turma das Crocheteiras de Fibra de Novo Gama acontecerá, na próxima quarta-feira (23), às 10h00, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no bairro Pedregal. Durante o evento será realizado um desfile com as peças confeccionadas manualmente pelas artesãs e será entregue o certificado de conclusão do curso emitido pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
“O trabalho desenvolvido pelo mestre Juão de Fibra é de extrema importância para o nosso município. Ele é muito dedicado em tudo o que faz e esse Projeto vai ajudar muitas mulheres a complementar a renda familiar. Agora são 30 mulheres que estão participando da Ação, mas aqui em Novo Gama tem muitas outras que podem ser beneficiadas com esse curso. Nossa secretaria vai estar junto com o Juão e iremos abraçar e expandir esse Projeto”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edir Dias da Silva.

Paula Rocha

Editora chefe do Jornal Diário do Entorno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo