Águas Lindas de Goiás

Mauro Gaúcho destaca ações sustentáveis da Secretaria de Meio Ambiente em Águas Lindas

A Secretaria de Meio Ambiente de Águas Lindas tem intensificado seus esforços para promover a sustentabilidade e a preservação ambiental na região. Em uma entrevista exclusiva, o Secretário Municipal, Mauro Gaúcho, destacou as principais ações e projetos em andamento, bem como as estratégias para enfrentar desafios relacionados ao meio ambiente. Com foco no plantio de árvores, educação ambiental, manejo de resíduos e parcerias com setores público e privado, a secretaria busca criar um ambiente sustentável e saudável para a população de Águas Lindas, alinhando-se com metas de curto e longo prazo que visam melhorar a qualidade de vida na cidade.

Ações, que incluem o plantio de mudas, revitalização de espaços públicos, conscientização da população e estímulo ao uso de energias renováveis, estão sendo tomadas. A seguir, confira a entrevista com Mauro Gaúcho.

1- Quais são as principais ações que a Secretaria de Meio Ambiente tem implementado para promover a sustentabilidade e a preservação ambiental em Águas Lindas?

Hoje, as principais ações estão voltadas para o plantio de árvores, com diversos eventos realizados com a doação de mudas e a conscientização da importância delas. Com isso, melhoramos a qualidade de vida, atuando pontualmente contra as mudanças climáticas, preservando nascentes, entre outros benefícios ambientais.

2- Quais são os projetos atuais da Secretaria voltados para a proteção e recuperação de áreas verdes e mananciais na região?

O projeto “Plantar e Cuidar” já distribuiu quase 20 mil mudas plantadas na cidade. Entre estas, foram plantadas mudas no Parque Estadual de Águas Lindas (PEAL) e em diversas áreas verdes, visando principalmente à proteção das nascentes e dos recursos hídricos.

3- Como a Secretaria está lidando com questões relacionadas ao saneamento básico e tratamento de resíduos no município?

Estamos acompanhando de perto a desativação e o encerramento dos lixões, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Hoje, temos em nosso município um aterro sanitário licenciado pelo estado e pronto para operar. Recentemente, foi produzida uma minuta de revisão do Plano de Gerenciamento de Resíduos, visando trazer uma gestão correta dos resíduos em nosso município. A revisão aborda ações que se comparam às cidades referência em gestão de resíduos. Em relação aos sistemas de água e esgoto, o município possui uma cobertura alta e segue em busca de investimentos para alcançar a universalização.

4- Há planos para incentivar a educação ambiental e a conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente em Águas Lindas?

O município desenvolve, junto às escolas municipais, estaduais e privadas, o programa de Educação Ambiental com diversas ações, como palestras, teatro e plantio de árvore. O programa conta com gravações de aulas virtuais e também acaba de iniciar o PodCast Ambiental, que receberá vários setores para um diálogo sobre a situação ambiental no município.

5- Quais estratégias a Secretaria está adotando para enfrentar os desafios relacionados às mudanças climáticas e seus impactos na cidade?

Uma cidade arborizada traz um ar mais limpo. O efeito estufa apresenta um grande problema climático. Ao se plantar uma árvore, contribuímos para neutralizar os gases, que são os grandes responsáveis pelo efeito estufa. Além disso, nas ações voltadas para a educação ambiental, esses temas são abordados para conscientizar a população.

6- De que forma a Secretaria está promovendo a parceria entre os setores público e privado para fortalecer iniciativas ambientais no município?

A secretaria tem desenvolvido, com o apoio da Procuradoria Geral do Município, parcerias afim de converter multas em ações de revitalização de espaços públicos, como praças, rotatórias, nascentes, etc. Já foi feita a revitalização de duas praças, 10 rotatórias e diversas áreas de APP.

7- Quais são as metas de curto e longo prazo da Secretaria para garantir um ambiente sustentável e saudável para os munícipes de Águas Lindas?

Começamos com o objetivo de plantar 20 mil mudas em 4 anos. Considerando que já estamos com 75% dessa meta concluída, acreditamos que conseguiremos chegar a 30 mil mudas. Também conseguimos trazer um olhar diferente para a população, apresentamos o PEAL e realizamos ações com a comunidade, como limpeza e plantio, além de passeios ciclísticos.

8- Como a Secretaria está fomentando o uso de energias renováveis e a redução da emissão de gases poluentes no município?

Águas Lindas tem recebido alguns empreendedores que estão trazendo Usinas Fotovoltaicas. Isso representa um grande avanço para termos, em Águas Lindas, geração de “energia limpa”. Também exigimos em nossas Licenças Ambientais que as atividades com potencial poluidor significativo sigam à risca o controle de seus gases gerados. Hoje, a secretaria possui canais voltados às denúncias para recebimento de mensagens da população, caso seja identificado qualquer problema de poluição.

9- Quais são as ações da Secretaria para promover a preservação da fauna e flora local, especialmente em áreas de preservação permanente?

Em relação à flora, temos plantado espécies nativas por todo o município e executado ações de preservação, principalmente nas áreas ambientais. Também realizamos o aceiro negro nas margens

da BR-070, para proteger a flora e fauna do Parque Estadual de Águas Lindas, impedindo que incêndios se alastrem por essa área.

10- Em sua opinião, quais são os maiores desafios ambientais que Águas Lindas enfrenta atualmente, e como a Secretaria planeja enfrentá-los?

A maior necessidade é de pessoas engajadas e voltadas para a preservação, auxiliando a Secretaria ainda mais nas ações. Somos uma Secretaria pequena, mas acreditamos que, se toda a população nos ajudar, conseguiremos realizar ainda mais atividades. Estamos trabalhando para ampliar nossa equipe e engajar mais voluntários, fortalecendo a conscientização e a participação ativa da comunidade nas ações em prol do meio ambiente. Além disso, buscamos parcerias estratégicas para ampliar nossos recursos e alcançar os objetivos estabelecidos para um ambiente mais sustentável e saudável em Águas Lindas.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo