BrasíliaCultura

Macro Teia: Celebrando a Cultura Viva no Coração do DF

Em uma iniciativa que promete unir arte, cultura e socialização, o Pontão de Cultura do Distrito Federal convida a população para a Macro Teia, um encontro cultural que ocorrerá no dia 28 de setembro de 2024, na Casa do Cantador, em Ceilândia

 

Em uma iniciativa que promete unir arte, cultura e socialização, o Pontão de Cultura do Distrito Federal convida a população para a Macro Teia, um encontro cultural que ocorrerá no dia 28 de setembro de 2024, na Casa do Cantador, em Ceilândia. O evento, que se estenderá das 14h às 18h, busca fortalecer os laços entre os diversos coletivos culturais da região e promover um rico intercâmbio artístico

 

Organizado por uma rede que reúne 10 Pontos de Cultura, o Pontão de Cultura do DF tem como missão apoiar e promover a cultura local, além de catalogar e fortalecer a atuação dos coletivos culturais no Distrito Federal. A Macro Teia emerge neste contexto como uma ação significativa para a valorização da cultura viva, alinhando-se também às diretrizes da Política Nacional de Cultura Viva.

 

A programação do evento promete uma tarde intensa e diversificada. A recepção começa às 14h, animada pela palhaçaria e um DJ, criando um clima festivo que antecede a programação principal. Às 14h30 será dado início ao lançamento do Pontão com a presença de autoridades, buscando legitimar e dar visibilidade às ações do coletivo. A partir das 15h, ocorre a “Rodada de Prosa”, um espaço de diálogo acerca das potencialidades e desafios da cultura viva nos próximos 20 anos, onde artistas, gestores culturais e a população poderão trocar ideias e experiências que visam o futuro da cultura na região.

 

O evento também não deixará de lado as apresentações artísticas que são a cara do DF. Às 16h30, o público poderá desfrutar de performances do Hip Hop do Giz-No Teatro e do Sarau Tribo das Artes, que prometem enaltecer a diversidade cultural e a força da arte popular. Para fechar a tarde com chave de ouro, às 17h15 acontece o encerramento com um cortejo, envolvendo grupos tradicionais como o Bumba-Meu-Boi Encanto de Itapoã, Asé Dudu e a Orquestra Popular Menino de Ceilândia.

 

“A Macro Teia é uma oportunidade única de celebrar a cultura que nos une e de discutir a importância do fortalecimento das políticas públicas para os coletivos culturais”, destacou Ailton Velez, um dos organizadores do evento. Segundo Ailton, a ideia é criar um ambiente onde todos se sintam representados e possam contribuir para o avanço das políticas culturais que favorecem a expressão artística e a inclusão social.

 

A expectativa é que a Macro Teia atraia um grande público e sirva como um espaço de incentivo à troca de contato e de experiências, não apenas entre os artistas, mas também com a comunidade. “Queremos que as pessoas não apenas assistam, mas participem ativamente, trazendo suas ideias e suas vivências para essa roda cultural”, completou Tereza Padilha, outra organizadora do evento.

 

O Pontão de Cultura do DF acredita que encontros como esse são essenciais para revitalizar a cena cultural da região e para que todos compreendam a relevância da Cultura Viva. A iniciativa integra um movimento mais amplo que busca a valorização da identidade cultural e a promoção de uma sociedade mais justa, onde a arte é entendida como um bem coletivo.

 

Os interessados em participar do evento ou obter mais informações podem entrar em contato através do e-mail pontaoculturavivadf@gmail.com ou pelos celulares de Ailton Velez, (61) 98157-8180, e Tereza Padilha, (61) 99119-2882.

 

A Macro Teia é, sem dúvida, um chamado para que todos se unam em prol da cultura local, participando ativamente da festa que, por meio da arte e da convivência, promete conectar corações e saberes no Distrito Federal. Não fique de fora dessa celebração que promete ser um marco na história cultural da região!

 

Paula Rocha

Editora chefe do Jornal Diário do Entorno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo