Mabel lidera pesquisa Quaest/TV Anhanguera com frente de 7 pontos
Levantamento divulgado a dez dias da eleição mostra que candidato do União Brasil tem 46% e Fred Rodrigues tem 39% de intenção de votos no cenário estimulado. Mabel também é reconhecido como mais experiente e capaz
Sandro Mabel lidera pesquisa Quaest, divulgada pela TV Anhanguera nessa quinta-feira (17/10), no cenário estimulado com 46% das intenções de voto, 7 pontos percentuais à frente de Fred Rodrigues que aparece com 39%. A dez dias da votação, o levantamento é o primeiro realizado no segundo turno e mostra a prevalência de Mabel que – além de ser o melhor avaliado e com maior potencial de voto – tem 34% na pesquisa espontânea, contra 30% do candidato do PL.
A Quaest apurou ainda que 78% dos eleitores de Goiânia tem voto consolidado e afirmam que a escolha do voto é definitiva. Ainda com 32% de indecisos, a Quaest mostra o potencial de crescimento de Mabel. Entre os segmentos de eleitores, ele tem 14% dos eleitores fieis e 26% dos eleitores em potencial e que ele pode conquistar.
Ao responder sobre o perfil dos candidatos, a percepção do eleitor goianiense é mais positiva sobre Mabel. Segundo a Quaest, 64% dos entrevistados disseram que conhecem Mabel e tem uma imagem positiva do candidato. Já 28% do eleitorado não conhecem o candidato do PL e 18% disseram que conhecem e tem uma imagem negativa de Fred.
Mais experiente e capaz
Ao confrontar os atributos e qualidades dos concorrentes ao Paço, o estudo apurou que 79% identificaram Mabel como experiente, contra 11% que identificaram essa qualidade no candidato liberal. Ao questionar como o eleitor sobre capacidade de tomar decisões em momentos de crise, 55% associaram essa capacidade a Mabel e somente 29% identificaram Fred como capaz.
Mabel é considerado trabalhador por 54% dos entrevistados, enquanto o ex-deputado registrou 19%. Mabel também está na frente no quesito carisma, ele tem 46%, contra 36% de Fred. Além disso, 41% dos entrevistados disseram que Mabel está preocupado com os pobres, contra 27% de Fred. Os entrevistados também apontaram Mabel como mais verdadeiro, com 38%.
Análise
Ao comentar o resultado da pesquisa, o diretor da Quaest, Felipe Nunes, destacou que pesa na disputa a insegurança do eleitor em relação a Fred Rodrigues. “Neste momento, a Quaest captura que 42% tem mais medo de eleger o Fred. Enquanto 30% tem de eleger Mabel. Essa é, fundamentalmente, a pergunta que captura o sentimento do eleitor e que pode ajudar a entender o que vem pela frente”, frisou.
O levantamento apresenta nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A Quaest ouviu eleitores da capital entre os dias 14 e 16 de outubro. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral GO-08277/2024.