Luziânia

Luziânia: Programa “Quem Ama Castra” está com cadastros abertos

Karina Bueno

O programa Quem Ama Castra está com cadastros abertos em Luziânia. A intenção é a esterilização gratuita dos pets de forma a diminuir a superpopulação de animais domésticos e minimizar o abandono de ninhadas.

Para participar, o tutor do animal deve ser maior de 18 anos, ser morador do município e possuir e-mail e WhatsApp ativos. Além disso, no dia da castração o responsável pelas fêmeas devem levar cobertor, roupa cirúrgica e deixar o animal em jejum alimentar de 12 horas e hídrico de 6 horas; já no caso dos machos, é necessário o colar de elizabetano e também o jejum alimentar e hídrico.

Castração

A castração é responsável por garantir a melhoria na qualidade de vida dos animais e aumento na longevidade. Entre as melhorias na vida do animal, estão a diminuição de neoplasias do sistema reprodutor, diminuição de fugas e a melhoria comportamental.

Os benefícios da esterilização animal envolvem tanto a saúde do pet, quanto da população em geral. Com a castração, o número de aninais errantes e abandonados diminui, caindo assim a transmissão de doenças zoonóticas (doenças transmitidas dos animais para o ser humano) e infectocontagiosas. Essas doenças são consideravelmente maiores em animais de rua.

O Programa

O programa prevê atendimento por meio de clínicas veterinárias credenciadas ou ainda mutirões organizados pela Prefeitura. Todo o processo de cadastro e inscrição, bem como as obrigações dos beneficiados pelo programa poderão ser consultados sempre pelos órgãos de controle e através da Portaria Normativa n° 001/2023 no site da Prefeitura Municipal.

Os tutores terão direito a cadastrar dois animais por CPF e para os grandes planteis os responsáveis devem entrar em contato com a SEMARH-LUZ para a realização do cadastro que é realizado no site da Prefeitura.

Dados

Segundo dados do IBGE, o Brasil possui cerca de 55 milhões de cães e 24 milhões de gatos. Isso corresponde a mais de 56% do total de animais de estimação do país. Esses números tendem a crescer e chegar a 100 milhões de animais até 2030. Um dado surpreendente é o de que no país há mais animais do que crianças, e em 50% dos domicílios temos pelo menos 1 animal – sendo que em 20% destes lares há um número maior de animais (cães e gatos) do que de pessoas.

O problema, segundo os especialistas, está no descontrole populacional que pode levar ao abandono, maus-tratos, disseminação de doenças e impactos ao meio ambiente. E, indo ao encontro do que os especialistas alertam a Prefeitura de Luziânia mantém o Programa Quem Ama Castra.

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo