Águas Lindas de GoiásEntorno
Em Destaque

Problemas de infraestrutura ameaçam empresário e moradores em Águas Lindas de Goiás

Empresário relata prejuízo de mais de 40 mil reais devido aos problemas de infraestrutura do lugar

Em uma entrevista exclusiva, o empresário Matuzalem Monteiro expõe os desafios enfrentados no bairro Jardim da Barragem 5, localizado em Águas Lindas de Goiás. Ele relata que os problemas de infraestrutura na região têm impactado severamente seu negócio de Comunicação Visual.

Monteiro destaca prejuízos significativos, mencionando perdas financeiras de mais de 40 mil reais devido aos buracos nas ruas. A situação se agrava durante o período de chuvas, resultando em grandes crateras que tornam impossível a circulação de cadeirantes e colocam em risco a segurança, inclusive a policial.

O empresário expõe a dificuldade de receber insumos para sua empresa, mencionando incidentes em que caminhões atolaram durante as entregas. Trabalho com comunicação visual, investimos agora em uma máquina para fazer letras em 3D, essas coisas da minha área. Eu faço o pedido do material em Goiânia; quando vão entregar para mim, o caminhão atolou 3 vezes lá, eles não querem mais entrar na minha rua, agora vão lá na pista, descarregam lá e eu precisos contratar outro caminhão, um custo que tenho a mais que aceita entrar na

minha rua é entregar a mercadoria, eu já pensei em abrir minha empresa em outro lugar devido a esses transtornos”, desabafou. 

Ele aponta que o antigo Secretário de Obras da cidade Ubiratan Sampaio, conhecido como Bira, se comprometeu a fazer uma medida paliativa nas ruas afetadas do setor, porém nada foi feito, as máquinas enviadas para melhorar a infraestrutura acabaram piorando a situação, quebrando calçadas e causando transtornos aos moradores.

“Prefeitura fez projeto de casas gratuitas e asfaltou só as ruas das casas, para parecer bonito” 

Os moradores da região reclamam de uma gestão que “vive de aparências”. De acordo com os relatos a prefeitura fez todos o projetos de infraestrutura do setor devido a construção de umas casas do governo porém fizeram “pelo meio”. O projeto de revitalização, segundo Monteiro, priorizou algumas ruas em detrimento de outras, levantando questionamentos sobre a eficácia das intervenções e sugerindo motivações políticas para a escolha de determinadas áreas. O empresário acredita que a valorização do setor pode ter sido a justificativa, mas destaca que a realidade é de tristeza para quem vive e trabalha na região. Esse  projeto fez 5 ruas pra dentro e 3 ruas pra pista, ficaram sem fazer antes não ter feito nada, tentaram valorizar aquele setor, como é do governo. Acho que quiseram amenizar a situação, fazendo as ruas pra trás, só que as 3 ruas que eles deixaram de fazer que fica próximo a pista principal é só tristeza”, disse 

 

Aumento dos casos de dengue e focos na cidade 

A população de Águas Lindas de Goiás, está preocupada com o aumento significativo no número de casos de dengue em janeiro na região. Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), foram confirmados 712 casos e quatro possíveis óbitos pela doença estão em investigação no município. No entanto, levando-se em consideração os casos notificados nas três primeiras semanas do ano, o aumento foi de 287% — 1.098 este ano e 283 no mesmo período de 2023.

“Focos de dengue também é responsabilidade do governo”

O empresário relata que o setor barragem 5 em questão está abandonado além de todas a dificuldades de infraestrutura, o bairro sofre com entulhos e muitos focos de dengue, a região enfrenta questões de saúde pública, com a proliferação do mosquito da dengue devido a acúmulo de água parada em decorrência dos problemas no sistema de esgoto. Moradores reclamam da falta de condições para transitar e da necessidade de conviver com matagais, mesmo pagando regularmente impostos como o IPTU.

Recendente a prefeitura fez o “dia D”, em combate à dengue, fazendo visitas em mais de 30 mil casas para identificar possíveis focos de dengue. “Não adianta nada eles fazerem isso e a própria prefeitura não fazer o papel dela”, apontou o empresário.

Redação

Paula Rocha

Editora chefe do Jornal Diário do Entorno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo