ID Jovem amplia acesso a direitos no Entorno do DF
Programa garante meia-entrada, viagens gratuitas e oportunidades para jovens de baixa renda da região

Karina Bueno
Jovens de baixa renda que vivem nos municípios do Entorno do Distrito Federal têm um aliado importante para garantir seus direitos: o ID Jovem. Criado em 2016, o Programa é voltado para pessoas com idade entre 15 e 29 anos, que pertençam a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O ID Jovem é um programa federal que oferece benefícios como meia-entrada em eventos culturais, gratuidade em transporte interestadual e isenção de taxas em concursos públicos, contribuindo para ampliar as oportunidades de inclusão e mobilidade dessa população.
Além do direito à meia-entrada em shows, cinemas, teatros e jogos de futebol, o programa reserva duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto em viagens interestaduais por ônibus, trem ou embarcação, em cada linha, horário e empresa. Também está prevista a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos federais, desde que o edital preveja esse benefício.
Carteirinha
A emissão do documento é totalmente gratuita e digital, podendo ser feita por meio do aplicativo ID Jovem 2.0 ou do site oficial: idjovem.juventude.gov.br. O interessado deve preencher os dados solicitados, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, e outros, enviar uma foto para personalizar a carteirinha e informar os dados de contato.
Lembrando que a ID Jovem é válida por 180 dias. Após esse período, é necessário revalidar o documento.
De acordo com os dados disponibilizados pelo o Governo Federal, o estado de Goiás tem potencial de disponibilizar para o público que cumpre todos os requisitos 493.229 carteirinhas, mas até o momento foram geradas 176.181 ID Jovem, sendo que dessas apenas 17.317 ID’s estão ativas.
Entorno
Os municípios do Entorno tem potencial de atingir um número bem maior de beneficiados porque de acordo com os números a cidade de Águas Lindas de Goiás é onde há maior população ativa sendo 8,3 mil, seguida de Luziânia com 8 mil, Valparaíso de Goiás com 4,9 mil, Formosa 3,6 mil, Cidade Ocidental e Novo Gama com 3,3 mil cada e Santo Antônio do Descoberto com 2,8 mil.
O Entorno concentra uma grande parcela da juventude em situação de vulnerabilidade. Para muitos desses jovens, o ID Jovem representa a única forma de ter acesso a atividades culturais, estudar em outra cidade ou até visitar familiares que moram em outros estados.
Existência
Apesar de suas vantagens, muitos jovens do Entorno ainda desconhecem a existência do programa ou enfrentam dificuldades para atualizar seus dados no CadÚnico, essencial para a emissão do ID Jovem. Segundo a jovem Maria Eduarda esse Programa é muito importante para a comunidade. “Preencho todos os requisitos e fiquei surpresa ao saber do ID Jovem. Em casa sou eu de 19 anos e minha irmã de 15. Vou baixar o aplicativo e fazer nosso cadastro porque todo benefício é bem-vindo”, esclareceu a jovem.
A falta de informação e de campanhas de divulgação nos municípios compromete o alcance da iniciativa.
Para especialistas, é necessário fortalecer as ações nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e promover parcerias com escolas e entidades locais para informar a juventude sobre seus direitos. Além disso, é preciso fiscalizar empresas de transporte que, por vezes, se recusam a oferecer as passagens gratuitas ou com desconto previstas em lei.
A juventude do Entorno do DF, muitas vezes invisibilizada nas políticas públicas, encontra no ID Jovem um canal direto de acesso a direitos básicos. Conhecer e utilizar esse documento é um passo importante para garantir mais dignidade, mobilidade e participação social aos jovens da região.