Goiânia

Governo transfere capital para Santa Cruz de Goiás

Em 27 de agosto de 1729, o bandeirante Manoel Dias da Silva alojou-se em um sítio e, em agradecimento a Deus por encontrar muito ouro, ergueu uma grande cruz, na qual escreveu: “Viva el Rei de Portugal”, e afirmou que aquele seria o futuro arraial de Santa Cruz. As primeiras habitações foram construídas junto à cruz e também à capela de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.

O governador Ronaldo Caiado realiza, nesta quinta-feira (24), a solenidade de transferência simbólica do Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais para Santa Cruz de Goiás, como parte das comemorações pelo aniversário de 294 anos do município. O evento ocupa a Praça da Matriz.

A mudança ocorre porque, entre 1839 e 1870, era Santa Cruz a sede do Governo – o período marcou a recuperação da antiga capital goiana, Vila Boa, hoje cidade de Goiás, após uma enchente de grandes proporções.

Às 15h30, Caiado segue para Catalão para cerimônia em comemoração aos 25 anos da instalação da fábrica HPE Automotores em Catalão, região sudeste de Goiás. A montadora é representante das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos no Brasil. O governador também visita as instalações do grupo, que emprega 8 mil trabalhadores.

Com incentivos do programa estadual Produzir, a HPE tem expandido sua atuação e já produziu mais de meio milhão de veículos. Desde sua inauguração, a fábrica passou de 14.000 metros quadrados de área construída para 247.000. A infraestrutura permite a montagem de 30 versões de carros diferentes de forma simultânea.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo