Governo

Governo inclui apoio contra depressão no atendimento a pacientes com HIV

Ceap-Sol garante acolhimento e apoio emocional a pacientes com doenças infectocontagiosas, como pessoas soropositivas, que sofrem três vezes mais o risco de depressão, que pode levar ao suicídio – motivo de alerta da campanha Setembro Amarelo

Receber o diagnóstico de HIV causa impacto forte em qualquer pessoa. Mais de 185 mil pessoas soropositivas aponta que elas sofrem três vezes mais risco de depressão, que pode levar ao suicídio – motivo de alerta e conscientização do Setembro Amarelo. Ansiedade generalizada e transtorno de bipolaridade também são diagnósticos registrados.

No Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), unidade do Governo de Goiás na capital, pacientes com doenças infectocontagiosas, como HIV/aids, têm acompanhamento psicológico garantido.

O atendimento do Ceap-Sol a portadores do vírus HIV e outras doenças incuráveis promove esclarecimentos e apoio emocional, desmistificando percepções errôneas e ajuda a pessoa a se comprometer com o tratamento. “Faz com que o paciente atue de forma ativa para seu tratamento e facilita a adaptação para que consiga viver bem e com saúde”, diz Eire Gonçalves Jaime, também psicóloga do Ceap-Sol. “Além disso, o tratamento também envolve familiares e acompanhantes do paciente, com todo o suporte para o núcleo familiar.”

O tratamento no Ceap-Sol vai além, pois é oferecido de forma multiprofissional. “Mas o primeiro passo é informar o paciente sobre seu estado de saúde e sensibilizá-lo acerca da importância do tratamento”, lembra a diretora técnica a unidade, Thais Safatle. “Ele precisa aderir ao tratamento para que, aos poucos, entenda melhor sua situação, assegurando seu bem-estar e funcionalidade”, completa.

-Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo