Distrito Federal

Governo forma mais de 1,3 mil alunos no Renova-DF

Desde maio de 2021, o Renova-DF formou 12.336 pessoas em nove ciclos. A iniciativa já passou por Águas Claras, Arniqueira, Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural, Gama, Guará, Itapoã, Paranoá, Park Way, Planaltina, Plano Piloto, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho, Sol Nascente, Taguatinga e Varjão.

“O programa Renova-DF me deu a possibilidade de comprovar o meu conhecimento, com o certificado do curso Auxiliar de Manutenção. Eu já trabalhei em serralheria e em outras áreas da construção, mas agora terei muito mais chances no mercado. É motivo de esperança em algo maior e melhor”, resume Uellington Freitas, de 28 anos. Ele é um dos 1.334 concluintes do segundo ciclo de 2023 do Renova-DF.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF e executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). O ciclo de que participou Uellington teve início em abril, com 240 horas de duração. Os participantes aprenderam técnicas de alvenaria, de hidráulica, de instalações elétricas, de jardinagem, de pintura e de serralheria, além de noções de segurança no trabalho.

As aulas ocorreram em espaços públicos como campos de areia e sintéticos, quadras poliesportivas, parques infantis, pistas de skate, praças e viadutos. Esses locais foram reformados e restaurados durante as atividades práticas do curso. O grupo foi dividido em turmas nas regiões administrativas de Águas Claras, de Brazlândia, do Plano Piloto, de Sobradinho, de Taguatinga e do Varjão e revitalizou 132 equipamentos públicos. A cada 80 horas de aulas concluídas, os participantes receberam bolsa no valor de um salário mínimo.

A cerimônia de formatura do segundo ciclo do ano do Renova-DF ocorreu no Ginásio de Esportes do Cruzeiro, em 21 de julho. “É um ganho para os alunos, que aprendem uma nova qualificação e adquirem capacidade técnica para concorrer a uma vaga de emprego de forma igualitária, e, principalmente, para a população, que recebe uma cidade mais bonita e cuidada”, afirmou a vice-governadora do DF, Celina Leão, ao público do evento.

Participaram da formatura o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, o secretário-adjunto de Governo, Valmir Lemos, o administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires, e o deputado distrital Robério Negreiros (PSD), além do diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.

Para o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano, a parceria entre o setor produtivo e o governo possibilita crescimento econômico e do número de pessoas qualificadas. “O segmento da construção é vasto e busca constantemente por profissionais habilitados, por isso fomentar uma área que muito contrata é benéfico para os formandos e para os industriais da nossa capital.”

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo