Governoxxx

Governo e setor produtivo assinam pacto para zerar desmatamento ilegal em Goiás até 2030

Diferente do que ocorre em outros estados do Brasil, iniciativa privada subscreverá documento e será parceira ativa na construção de modelo de desenvolvimento sustentável

O governador Ronaldo Caiado e representantes de setores diversos da economia, como o mineral, industrial e agropecuário, assinam um pacto com o compromisso de zerar com o desmatamento ilegal em Goiás até 2030. A solenidade aconteceu no Palácio das Esmeraldas.

O Estado vai se comprometer a promover ações de educação ambiental, aperfeiçoar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), agilizar a regularização de propriedades, criar incentivos a práticas sustentáveis, fortalecer o trabalho de fiscalização, manter a celeridade na análise dos pedidos de licença ambiental, formular programas de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) e estimular a agricultura de baixo carbono.

Os setores da economia que subscreverão o pacto assumirão o compromisso de não realizar desmatamento ilegal, respeitar as leis do meio ambiente, preservar Áreas de Preservação Permanente (APPs) e reservas legais, e investir em técnicas agrícolas sustentáveis.

A meta é a de reduzir o desmatamento ilegal em 10% até o fim de 2024, em 25% até o fim de 2025, em 40% ao término de 2026, em 55% ao término de 2027, em 70% até dezembro de 2028, em 85% ao fim de 2029 e 100% em 2030, alcançando a marca de zerar essa prática ilegal.

“Trata-se de uma meta ousada, que hoje só é possível alcançar por causa do que fizemos nos últimos quatro anos e meio. Lançamos o Siga, uma infraestrutura de dados geoespaciais que deu impulso à fiscalização, e investimos em tecnologia. Estamos prontos para o próximo passo”, completa a secretária.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo