Moradores do Entorno temem perder seus empregos com aumento da passagem
Este é o terceiro aumento das passagens em menos de 1 ano, reajuste passou a valer a partir deste domingo, 25/02

Começou a valer a partir deste domingo (25/2), o aumento da passagem para os moradores do Entorno do Distrito Federal, que agora vão pagar 8,56% mais caro pelas passagens de ônibus com destino a Brasília.
A medida, aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira . Na contramão do aumento, usuários reclamam e temem o desemprego.m
Caiado diz que reajuste das passagens no Entorno do DF é insustentável para o trabalhador
“É injusto o reajuste das passagens e não resolve o problema estrutural do transporte coletivo na região” afirmou o governador Ronaldo Caiado, nesta sexta-feira (23/02), sobre o reajuste no preço das passagens.
E manifestou preocupação com a viabilidade do sistema no futuro: “Se não buscarmos uma forma sustentável de subsídio, como fizemos em Goiânia, vai colapsar”.
Prefeito de Águas Lindas declarou que vai judicializar a decisão da ANTT
O prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, declarou através das duas redes sociais nessa sexta-feira, 23/02 a judicialização. O transporte público no município de Águas Lindas enfrenta desafios, incluindo a precariedade e os altos preços das tarifas. Com o aumento, a tarifa de ônibus de Águas Lindas de Goiás ao Plano Piloto passará de R$ 10 para 10,85 custando 21,70 por dia. Essa situação impacta diretamente os trabalhadores e a população em geral, tornando essencial a busca por soluções para melhorar o transporte coletivo na cidade.
Planaltina (GO) entrou com ação contra aumento de tarifa aprovado pela ANTT, classificado por prefeito como “massacre” contra trabalhadores
A prefeitura de Planaltina (GO) entrou com uma ação na Justiça para tentar barrar o novo aumento de passagens. O prefeito de Planaltina de Goiás, delegado Cristiomário (PSL), afirmou que o reajuste é absurdo e coloca em risco os empregos do moradores do Entorno contratados no DF. Na avaliação dele, o aumento “massacra” a população. “Somado com os aumentos do ano passado, temos um aumento de 40%. É maior do que a inflação – que tivemos menos de 10%. Isso vai penalizar a população, os trabalhadores”, criticou Cristiomário.
Liminar
Caso o pedido de liminar – decisão provisória – seja atendido pela Justiça, a suspensão do aumento valerá apenas para Planaltina de Goiás. Em 2023, a prefeitura conseguiu barrar temporariamente o reajuste da tarifa.
Senadora Leila e senador Kajuru pedem suspensão do reajuste
Leila e Kajuru querem, pelo menos, a suspensão do reajuste durante os 180 dias para ter um tempo adequado para análise das propostas e revisão das políticas de transporte coletivo na região.
Os senadores aguardam uma resposta da ANTT e destacam a importância de considerar a situação econômica da população antes de implementar reajustes significativos, especialmente enquanto o grupo de trabalho busca soluções mais sustentáveis e eficazes para o transporte coletivo entre o Distrito Federal e as cidades do Entorno.
Tentativa da SEDF-GO por melhorias
Recentemente, o ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho, anunciou a formação de um Grupo de Trabalho dedicado a propor melhorias na gestão do transporte coletivo semiurbano de passageiros na área entre o Distrito Federal (DF) e municípios adjacentes. A iniciativa, em resposta a uma solicitação do Governo de Goiás encaminhada pelas secretarias Geral de Governo (SGG) e de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), foi oficializada com a publicação da Portaria 129 no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (16).
O Grupo de Trabalho inclui representantes do Governo Federal – por meio do Ministério dos Transportes (MT), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Infra S.A – e dos governos de Goiás e do DF. A missão mais urgente do GT trata-se da redução das tarifas do transporte interestadual para os usuários. Mesmo antes da portaria ser publicada, o GT realizou quatro reuniões desde janeiro.
“Temos discutido caminhos para mitigar o aumento tarifário previsto pela ANTT para este mês. Contudo, o nosso objetivo é assegurar uma tarifa justa a longo prazo, buscando alternativas como subsídios conjuntos entre União, Goiás e DF, porque é impraticável essa passagem de mais de R$ 10”, destacou Caroline Fleury, titular da SEDF-GO.
Veja a nova tabela de preços:
Reportagem : Larissa Nunes