EntornoLuziânia
Em Destaque

Exclusivo: Após a vitória esmagadora nas urnas, o prefeito de Luziânia traça novas metas 

Karina Bueno

Com apenas 33 anos, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), já pode ser considerado um veterano na política. E detalhe: não sabe o que é perder uma eleição. Aos 18, ele já havia conquistado uma cadeira na Câmara Municipal como o vereador mais jovem da história de Goiás e repetiu a façanha em 2014, desta vez na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Obteve a reeleição como deputado estadual e já engatou uma disputa ao cargo majoritário do Executivo local, tendo obtido 57% dos votos. Agora, em 2024. Sorgatto se torna o general eleitoral da região do Entorno Sul, sendo reeleito com 75,32% dos votos e conseguindo a façanha de eleger todos os 21 vereadores que irão comporá a Câmara Municipal da próxima gestão.

Luzianiense nato, Sorgatto se deparou, na prefeitura, com o caixa zerado e uma montanha de dívidas em plena pandemia, mas a boa articulação com o governador Ronaldo Caiado e traquejo entre os parlamentares – devido à sua experiência no Legislativo – ajudaram a superar a época de “vacas magras”.

Em entrevista ao Diário do Entorno, o prefeito reeleito destaca os principais programas desenvolvidos pela sua gestão e os projetos para o próximo mandato.

DE – Como o senhor avalia a sua vitória? Sorgatto – Considero que foi uma vitória do povo de Luziânia, que continuarão recebendo o devido cuidado por parte de nossa gestão e uma oportunidade para darmos prosseguimentos ao projeto de transformar a cidade. Agora que conseguimos organizar o caixa da prefeitura, teremos condições de fazer muito mais, de ampliar programas importantes na saúde, educação, infraestrutura, enfim, em todas as áreas. Fizemos muito nestes três anos e 9 meses e iremos fazer muito mais nos próximos quatro anos.

DE – A quem sua equipe agradece pelo apoio? Sorgatto – Na verdade, seria impossível agradecer a todos e todas que nos apoiaram e que nos ajudaram a ter essa histórica vitória nas urnas. Isso porque conseguimos criar uma frente ampla com a participação de 14 partidos, onde lançamos 220 candidatos a vereador e assim conseguimos eleger os 21 vereadores que comporão a próxima legislatura. Desta forma, agradeço o apoio de cada candidato, de cada líder comunitário que acreditou em nosso projeto, a cada presidente de partido e em especial aos deputados Wilde Cambão e Célio Silveira. E como não poderia deixar de ser, agradeço ao governador Ronaldo Caiado e o seu vice, Daniel Vilela, pelo apoio e empenho em nossa campanha.

DE – Quais foram suas principais realizações no primeiro mandato?

Sorgatto – Também é difícil elencar, pois foram muitas, mas cito a mais importante, que foi o Programa Tarifa Zero, onde conseguimos ofertar para a população um transporte de qualidade e totalmente gratuito para a população. Apesar de ser um programa de mobilidade urbana, é também um programa social, onde as pessoas passam a ter acesso a lugares que antes não tinham e que economizam no final do mês com a gratuidade da passagem. Dinheiro que é gasto no comércio local e que ajuda a movimentar a economia do município. Também faço referência ao maior mutirão de cirurgias do estado, o Opera Luziânia, que realizou mais de 20 mil cirurgias eletivas, vasculares e de catarata. E por último, o Saúde na Sua Porta, que oferta atendimento médico em diversas especialidades nos bairros mais distantes da cidade.

DE – Quais serão seus principais focos no segundo mandato?

Sorgatto – Como eu já disse, fizemos muito, mas ainda tem muita coisa pra fazer. Acredito que pela dimensão geográfica do município, precisaremos investir mais em infraestrutura, e nosso objetivo é levar frentes de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais para todos os bairros da cidade. Também iremos trabalhar na área da mobilidade, sobretudo, na luta pela extensão do BRT de Santa Maria até Luziânia e faremos mais investimentos em saúde, inclusive iremos implementar no município centros especializados na saúde da mulher, dos diabéticos e crianças com autismo. Serão centros referência para toda a região.

DE – O que Luziânia terá de especial e que a comunidade pode esperar no segundo mandato?

Sorgatto – Luziânia terá um prefeito que ama sua cidade e seu povo e que já provou isso através de todas as realizações dessa gestão. Há algum tempo nossa cidade vivia abandonada, onde os governantes pensavam apenas em si próprios e frequentemente estávamos sendo manchete nos jornais nas páginas polícias. Conseguimos mudar essa realidade e agora temos uma cidade onde as pessoas voltaram a ter orgulho de morar. E como eu disse durante a nossa campanha, “vamos continuar mudando Luziânia”, e sim, vai ser “daqui pra melhor”!

 

Paula Rocha

Editora chefe do Jornal Diário do Entorno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo