Escola do Futuro promove evento gratuito de tecnologia e empreendedorismo em Valparaíso
Unidade do Governo de Goiás oferece oficinas interativas, serviços de saúde, atrações culturais e um campeonato de Valorant, reunindo empreendedores, alunos e a comunidade local

A Escola do Futuro de Goiás em Valparaíso promove, neste sábado (29/3), um evento gratuito de tecnologia e empreendedorismo. É o chamado Open Day, que ocorre das 10h às 17h, reunindo empreendedores, alunos e a comunidade local, para uma programação dedicada ao desenvolvimento profissional da população do Entorno do Distrito Federal.
O evento inclui diversas atividades interativas, como oficinas de artesanato, contação de histórias e escrita criativa, além de um campeonato do jogo eletrônico Valorant. O público também pode usufruir de serviços gratuitos, como consultas oftalmológicas e nutricionais. Food trucks e exposições de produtos locais estão disponíveis para quem quiser aproveitar a gastronomia e conhecer empreendedores da região.
O evento faz parte da política pública do governo de Goiás de valorizar a educação técnica gratuita voltada para tecnologia e a inovação, assim como no oferecimento de formação de qualidade ao alcance de todos. O Open Day acontece na sede da Escola do Futuro de Goiás Paulo Renato, situada na Rua 60, Quadra 05B, s/nº, Jardim Céu Azul, em Valparaíso.
Educação técnica
As Escolas do Futuro do Estado de Goiás são uma iniciativa de educação técnica gratuita e de qualidade do Governo de Goiás, ligadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). São cinco unidades voltadas para o ensino de tecnologia e inovação localizadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, além de uma unidade de profissionalização em Artes: o Basileu França, em Goiânia. Desde 2021, as escolas são geridas pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Todas as unidades possuem infraestrutura moderna, com oito laboratórios de tecnologia nas áreas de robótica, eletrônica, tecnologia de automação, economia criativa, informática, e-sports, inteligência artificial, e ciência, tecnologia, engenharia e matemática combinadas. De 2021 a 2024, as Escolas do Futuro certificaram mais de 19 mil alunos em 669 cursos. Outros 4 mil devem receber seus certificados neste ano.
*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás