Entorno
Em Destaque

Entorno

Goiás assume responsabilidade na região do Nem-Nem

O governo de Goiás por meio do seu governador Ronaldo Caiado cansou do jogo de empurra na região do Entorno. A expressão “nem nem” (nem de Goiás e nem do Distrito Federal) teve um fim com a criação da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo) – sediada no DF para realizar estudos e aplicá-los para o desenvolvimento dessa região que soma pelo menos 1,5 milhão de habitantes. 

A secretária do Entorno, Caroline Fleury concedeu entrevista exclusiva para a equipe do Diário do Entorno onde aponta os principais problemas dos moradores da região metropolitana do DF, no estado de Goiás. Nesta edição enfocaremos a justificativa oficial da criação da Secretaria do Entorno e o maior problema apontado pela titular da Pasta: transporte. 

 

Criação 

“A criação da secretaria do Entorno é uma demonstração muito forte do governador Ronaldo Caiado que quer que as políticas públicas cheguem nessa região. Uma região mais carente e que por muito tempo foi abandonada e tida como ‘nem nem’. Mas pelo contrário o que motiva é saber que é uma localidade de muitas potencialidades”, disse a secretária. 

A região do Entorno, segundo afirma a Sedfgo é muito rica e tem condições de se desenvolver. “Apesar das dificuldades, a gente tem que ver o que está dando certo em Goiânia e na região metropolitana e trazer para o Entorno e assim proporcionar o desenvolvimento desse local. Essa é a maior motivação: saber o que tem que fazer e agora ter os instrumentos para fazer. Sempre andando muito e observando o que realmente precisa para o desenvolvimento regional”, observa Fleury. A intenção da Secretária é proporcionar aos moradores o acesso às políticas públicas do estado onde moram, fixando-os nos municípios onde residem, sem ter que ficar se deslocando para outros lugares atrás de saúde e educação de qualidade, por exemplo.

“Nossos municípios goianos precisam deixar de ser cidades dormitórios e passem a ser grandes centros urbanos, porque estamos falando de 1,5 milhão de habitantes que merecem toda essa atenção” justifica Caroline.

 

Transporte 

O maior desafio encontrado pela Pasta, neste momento, é o transporte, que envolve frotas de transporte municipais, intermunicipais e interestaduais – este de responsabilidade da ANTT. “O governador Caiado já se comprometeu e se colocou à disposição para ajudar a região colocando 1/3 do subsídio necessário, e mesmo ele querendo fazer isso não tem autonomia para isso porque a gestão é da ANTT. Nós estamos falando de passagens muito caras, de ônibus de péssimas qualidades. Então isso é um grande desafio, uma das maiores dificuldades enfrentadas justamente por não depender de posições do governo de Goiás”, pontuou a secretária Caroline Fleury.

 

Abaixo-assinado

O assunto do transporte público no Entorno é tão delicado, que as autoridades políticas se mobilizaram e fizeram uma coleta de assinaturas. O abaixo-assinado vai até a próxima sexta-feira (24) e tem o objetivo de promover mudanças na tarifação e na gestão do sistema de transporte.

A secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury participa da coleta de assinaturas junto a representantes de deputados estaduais e autoridades municipais. A ação se estende pelas cidades do Entorno, conduzida pelas equipes municipais, com a meta de alcançar 10 mil assinaturas. 

A campanha visa colocar um rosto humano na questão, conforme expressou a secretária Caroline Fleury: “Nosso objetivo é evidenciar que estamos tratando de pessoas reais, que dependem diariamente desse serviço de transporte, cuja qualidade atualmente deixa a desejar.” Ela reitera que a iniciativa desta semana é uma forma de sensibilização e diálogo para evidenciar o grande número de cidadãos impactados.

As principais demandas do abaixo-assinado incluem a Integração multimodal eficiente, confortável e segura; Governança do transporte pelos governos do Distrito Federal, de Goiás e a União; Estudo técnico sobre mobilidade urbana e tarifa e a criação do Grupo de estudo para o passe livre estudantil.

Reportagem: Karina Bueno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo