Karina Bueno
A menos de 48 horas das eleições, o eleitor que optou em escolher seu representante no Executivo e no Legislativo com o e-Título e ainda não atualizou o aplicativo tem até amanhã (5) para regularizar o documento digital.
Isso porque mais da metade das pessoas que baixaram o e-Título estão com as contas desativadas, ou seja, os eleitores têm contas cadastradas, mas só é possível utilizar o aplicativo durante a votação se ele estiver atualizado.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomendou também que o e-Título seja baixado com antecedência evitando assim a formação de “filas virtuais” nos dias que antecedem o pleito. “Essas filas podem comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos”, diz a entidade, em nota.
Como baixar
O e-Título está disponível para download na App Store e na Play Store. O eleitor deve baixar o aplicativo e cadastrar: Nome do eleitor, Data de nascimento, Número de inscrição (título de eleitor), CPF e Filiação.
Quem usa o aplicativo precisa preencher perguntas de segurança e criar uma senha de 8 a 70 caracteres alfanuméricos.
O eleitor que quiser usar apenas o aplicativo no dia das eleições deve garantir que o sistema está na versão mais recente e que o cadastramento biométrico — na Justiça Eleitoral ou em algum órgão parceiro —foi devidamente realizado.