Águas Lindas de Goiás

Deputado estadual afirma que subsídio das passagens no Entorno será sua prioridade

A ANTT divulgou que até fevereiro o Entorno sofrerá mais um reajuste nas passagens

O deputado estadual Anderson Teodoro (Avante), definiu suas principais metas de trabalho para o ano de 2024, entre elas, o subsídio para pagamento das passagens de ônibus da população que utiliza o transporte intermunicipal no Entorno.

A proposta visa conter o impacto dos aumentos consecutivos no valor da tarifa, para aliviar o bolso dos trabalhadores e garantir acesso ao transporte.

No ano passado, o deputado apresentou um requerimento na Assembléia de Goiás solicitando o benefício, que conta com apoio do governador Ronaldo Caiado, da Secretária de Estado do Entorno, Carol Fleury e da Frente Parlamentar do Entorno.

“Essa vai ser uma das nossas principais missões. Precisamos mover esforços, unir lideranças para tornar o subsídio uma realidade. Todos os dias, centenas de milhares de pessoas precisam de duas, quatro, seis passagens. O salário dessas pessoas está ficando todo no transporte,” concluiu o deputado.

Aumento

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou no final de 2023 um reajuste de 10% no preço das passagens de ônibus que circulam entre o Distrito Federal e o Entorno. A medida, de acordo com a Agência não tem data certa para entrar em vigor ainda. O novo reajuste tem como objetivo equilibrar os custos operacionais e manter a viabilidade econômica do transporte público na região.

As tarifas do transporte coletivo do Entorno do Distrito Federal ficaram congeladas por quase dois anos. Contudo, em 2023, foram registrados dois reajustes nas passagens de ônibus, sendo um de 12% em março e o último de 15% em agosto.

O valor da tarifa de ônibus de Águas Lindas de Goiás ao Plano Piloto passará de R$ 10 para R$ 11.

Com o possível aumento do preço das passagens de ônibus entre o Distrito Federal e o Entorno afetará diretamente a população da região, que já sofre com a falta de investimentos e com a má qualidade dos serviços de transporte.

O valor das passagens do entorno tem impacto econômico em diversas áreas, e afeta diretamente a oferta de emprego à população: os trabalhadores deixam de ser contratados pois o valor do vale-transporte não compensa para os donos das empresas, que preferem dispensar os trabalhadores. Os estudantes de todas as idades também enfrentam dificuldade para acessar educação no DF, pois não há passe livre, os horários de muitas das linhas são restritas a poucas vezes ao dia, fazendo com que seja necessário pegar várias conduções para chegar ao seu destino.

Reportagem – Larissa Nunes

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo