Governo

Cultivo de hortas contribui para alimentação saudável dos alunos

Alimentos cultivados pelos alunos nas hortas escolares geram conhecimento e ajudam a enriquecer o cardápio da merenda

Escolas da rede pública estadual de Educação de Goiás desenvolvem projetos para o cultivo de hortas; No Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) José David Skaf, de Senador Canedo, por exemplo, os alunos do Ensino Médio participam da disciplina eletiva “Hortaliça – Agricultura Ecológica e Consumo Saudável”.

O projeto, desenvolvido desde o início de 2023 pelo professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e eletivas, Sinvaldo de Souza, abrange desde a plantação das mudas até a colheita dos produtos.
Com isso, os alunos têm a oportunidade de estudar nas aulas teóricas sobre os benefícios nutricionais de uma alimentação saudável e, fora da sala de aula, os estudantes colocam em prática o que aprenderam.
“Além da dinâmica de ensino, a horta possibilitou acrescentar ao cardápio da merenda escolar os alimentos produzidos, ” afirma o professor.

Alface, milho, coentro, repolho, beterraba e cebolinha são alguns dos vegetais que começaram a fazer parte do cardápio por meio das hortas. Com essa variedade de alimentos, é possível alternar as opções de pratos diariamente, equilibrando e balanceando os nutrientes.

Segundo a gestora do Cepi José David Skaf, Leila Miranda, os alunos gostam dos alimentos orgânicos que são acrescentados ao cardápio.
No Colégio Estadual Cônego Trindade, de São João da Paraúna, os estudantes também participam de projetos práticos e teóricos de cultivo. Este é o segundo ano da horta na escola.
“A maioria deles vem do campo e essa vivência colabora bastante para a execução do projeto”, explica o professor Arllan Gonçalves, que coordena o projeto em conjunto com a professora Brunna Nunes.

Além de ampliar o conhecimento e o interesse científico dos alunos, o que sobra dos alimentos são doados às famílias dos estudantes em situação de vulnerabilidade.

Este projeto tem como objetivo conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável, estimular a curiosidade para áreas da agricultura e enriquecer o cardápio da merenda escolar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo