Entorno

Crescimento do Entorno justifica manutenção do FCDF

Segundo dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Os municípios considerados para a concentração urbana do Distrito Federal são: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. E, todos, registraram crescimento em suas populações.

Sobre aumento populacional, a secretaria do Entorno, Carol Fleury, reafirma a necessidade dos governos “darem as mãos” em prol da região. Ela está em viagem nesta sexta-feira, 29, para Goiânia e estuda os números do Censo para articular novas políticas públicas para a região. “As cidades do Entorno estão crescendo, movimentando suas economias e criando mais oportunidades de trabalho em seus territórios. Isso faz com que muitas pessoas fiquem em suas cidades e que por isso precisam de melhores serviços locais”, afirmou.

Águas Lindas de Goiás alcançou 225.671 habitantes com um crescimento de 41,59%, Luziânia com 208.725 moradores e 19,59% de crescimento e Valparaíso de Goiás atingiu uma população de 198.861 pessoas e 51,68% de crescimento em relação ao Censo anterior. Respectivamente são a 5ª, 6ª e 7ª maiores cidades do estado, com o 3º, 7º e 2º maiores índices de crescimento entre as cidades com mais de 100 mil habitantes de Goiás.

Com suas cidades com uma população crescente, os custos com educação e saúde aumentam. Fatalmente, as verbas para bancar os dois setores quase sempre são insuficientes. O FCDF é para o custeio de educação, saúde e segurança pública de Brasília como o próprio nome diz: Fundo Constitucional do DF. Além de ser mantido, o FCDF deveria incluir as cidades do entorno.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo