Economia
Em Destaque

Contribuinte pode usar declaração pré-preenchida a partir desta terça-feira (1º)

Conselho de Contabilidade de Goiás orienta que a opção facilitada para a Declaração do Imposto de Renda possibilita menos erros no preenchimento das informações

Com o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025 já em andamento, a Receita Federal libera, nesta terça-feira, 1º de abril, a versão completa da declaração pré-preenchida. Esta é a primeira vez que a ferramenta será disponibilizada após o início do prazo de entrega. Apesar disso, a Receita Federal do Brasil projeta que a adesão à modalidade de preenchimento automático ultrapasse a marca de 57% das declarações deste ano. A expectativa é que a declaração pré-preenchida se torne cada vez mais popular, especialmente pelo tempo que economiza e pela redução das chances de erro, diminuindo assim o risco de cair na malha fina.

Vantagens

Uma das principais vantagens da modalidade pré-preenchida é a agilidade. O contribuinte pode simplesmente revisar as informações importadas automaticamente, como rendimentos e pagamentos, e confirmar se estão corretas, sem precisar inserir os dados manualmente. A medida facilita o processo, reduzindo os erros mais comuns na hora do preenchimento. Além disso, quem optar por usar a declaração pré-preenchida e escolher a chave Pix para receber a restituição terá prioridade na fila de pagamentos, um incentivo importante para aqueles que esperam uma devolução de valores. A nova organização da fila de restituição deste ano também inclui categorias de prioridade, como para idosos, pessoas com deficiência e aqueles que têm o magistério como maior fonte de renda.

Outra novidade significativa para 2025 é a inclusão automática de informações sobre contas bancárias no exterior. Isso inclui dados de instituições financeiras internacionais e até de fintechs como Wise e Nomad, muito utilizadas por brasileiros que fazem transações fora do país. A Receita Federal afirma que essas informações serão importadas de forma segura, a partir de acordos estabelecidos com as instituições financeiras. A declaração também incluirá dados de criptoativos e informações atualizadas sobre investimentos, imóveis adquiridos e até doações feitas no ano-calendário.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, destaca a importância dessa inovação para os contribuintes. “A disponibilização da declaração pré-preenchida é um grande avanço, pois além de facilitar o processo de preenchimento, oferece mais segurança ao reduzir o risco de erros. A obrigatoriedade de revisão ativa dos dados traz mais transparência e confiança ao processo. Este ano, com as novas ferramentas como a inclusão automática de contas no exterior e a priorização da restituição via Pix, temos uma oportunidade única de agilizar ainda mais a entrega das declarações, favorecendo tanto os contribuintes quanto a Receita Federal”, afirmou Sucena.

A inclusão de novas ferramentas, como a possibilidade de revisar ativamente as informações e a prioridade de restituição, tem o objetivo de facilitar e agilizar o processo, proporcionando aos contribuintes uma experiência mais tranquila e segura ao cumprir suas obrigações fiscais.

Paula Rocha

Editora chefe do Jornal Diário do Entorno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo