Entorno

PPA: Proposta de criação do Consórcio Interfederativo do Entorno é a mais votada

Secretária Caroline Fleury comemorou resultado nas redes sociais

Luciana Brites

 

A proposta de criação do Consórcio Interfederativo do Entorno, apresentada pela Secretaria de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal de Goiás (SEDF-GO), foi a mais votada na categoria Integração e Desenvolvimento Regional e, com isso, será incluída no Plano Plurianual (PPA) do governo federal. A proposta da construção do BRT entre Luziânia e Santa Maria (DF) ficou em terceiro lugar na categoria Cidades.

Em postagem nas redes sociais, a Secretária do Entorno do DF-GO,  Maria Caroline Fleury comemorou e agradeceu a contribuição de todos os cidadãos para que essa conquista fosse possível.

Secretária Caroline Fleury expressou entusiasmo e gratidão no Instagram da @Sedfgo

“Com apoio da população, dos nossos secretários, dos prefeitos do Entorno, com nosso governador @ronaldocaiado tomando a frente desta campanha, vencemos a primeira batalha rumo à melhoria no transporte interurbano do Entorno do DF !!!  Agradeço de coração a todos cidadãos por terem dedicado um tempinho e feito sua votação, além da equipe da @sedfgoias e do Escritório de Representação ! O resultado da votação sela um compromisso do Governo Federal de priorizar a discussão sobre o tema em seu Plano Plurianual. O governador Ronaldo Caiado vem tentando há muito tempo estabelecer essa união entre os entes para melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. Essa conquista foi muito importante para nós do Entorno e para Goiás que cresce junto !”, escreveu a secretária.

PPA

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal de Goiás (SEDF-GO), apresentou ao governo federal dois projetos voltados para a melhoria do transporte coletivo, para que fossem incluídos no PPA (Plano Plurianual).

Porém, a inclusão dependia de aprovação popular.  Sendo assim, governo do Estado e secretárias começaram um trabalho de mobilização, que só terminou na sexta, dia 14, quando foi encerrada a votação.

Goiás apresentou duas propostas. O  Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do DF conquistou o primeiro lugar, superando mais de 100 propostas e recebendo mais de 2 mil votos. O consórcio vai integrar os governos de Goiás e DF com a União para melhorar o transporte coletivo da Região Metropolitana do Entorno (RME), com plataformas multimodais que trarão eficiência, conforto e segurança aos passageiros; também vai atender a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), composta por 33 cidades, sendo 29 goianas, em áreas como saúde, segurança pública, transporte, desenvolvimento econômico e social.

“A formação do Consórcio é nosso carro chefe, porque a partir dele teremos possibilidade de trazer recursos para a mobilidade urbana na região e outras áreas através da responsabilidade tripartite entre Governo do DF, União e Governo de Goiás”, comemorou a titular da SEDF-GO –  Caroline Fleury.

A segunda proposta apresentada, que conquistou o terceiro lugar, alcança diretamente a região do Entorno. Ela trata da construção do BRT entre Luziânia, em Goiás, e Santa Maria, no DF. Esta também é prioridade dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo