Águas Lindas de Goiás

Conheça a história e o trabalho da jovem trancista Rebeca Feitosa, que transformou insegurança em superação e empoderamento

"Para mim, não é apenas uma profissão, é algo que pode trazer o sorriso de volta para muitas mulheres”

Rebeca Feitosa é técnica em enfermagem e trancista moradora do município de Águas Lindas. Há mais de 8 anos, ela vem transformando a beleza, principalmente de homens e mulheres negros, devolvendo a autoestima. Com apenas 22 anos, ela conta que seu trabalho com as tranças é uma forma de manifestar superação, resistência e transformação da autoestima.

Rebeca costumava alisar seu cabelo por influência da sociedade. Finalmente, decidiu deixar seus cachos voltarem e assumir seu black. Ela relata que o cabelo passa por um processo de várias texturas diferentes, saindo do químico para o natural, conhecido como transição capilar. “Quando entrei na transição capilar, foi quando conheci as tranças e os métodos para passar por ela, o que ajudou muito para manter minha autoestima”, contou.

Desde então, ao fazer suas próprias tranças, percebeu que tinha talento para isso. “Desenvolvi um apego pelas tranças e comecei a assistir vídeos, fiz alguns cursos online, comecei a atender devagarinho. Iniciei atendendo em uma mesa, utilizando cadeiras de bar. Depois, passei a atender no meu curso de enfermagem para as meninas lá.”

Inicialmente enfrentando dificuldades, ela fazia tranças onde conseguia; no trabalho, durante sua pausa, em casa, no quarto ou na sala. Seu nome começou a ser reconhecido e, com indicações, não demorou para se tornar a ‘Rainha do Black’, nome de seu atual salão, conquistado pelo fruto de seu trabalho com as tranças. “Me chamaram de rainha do black, uma das poucas que mexia com tranças. Fui pioneira aqui na cidade de Águas Lindas. Estou nessa área desde 2016. Fui ficando conhecida como rainha do black, então decidi nomear meu salão assim, e desde então, Deus tem nos abençoado.”

Sonhos realizados

A trancista relata o que já conquistou com o fruto de seu trabalho. “Além da autoestima, venho realizando meus sonhos. Desde os 16 anos, tinha uma lista de metas escritas, e venho conquistando isso. Comprei uma moto, um apartamento, abri minha loja e comecei a morar sozinha. Venho conquistando minhas coisas com minha profissão.”

Ela questionou que para muitos, a área de transição capilar não é vista como uma profissão séria, mas acredita que é mais do que isso. Ela vê seu trabalho como algo que ajuda pessoas que sofrem preconceito e têm problemas de autoaceitação, especialmente mulheres com cabelo afro ou questões de autoestima. “Não é apenas uma profissão, mas uma forma de trazer o sorriso de volta para muitas mulheres.”

A trancista menciona que trabalhar com o cabelo representa até uma postura, uma autoridade diferente; vai muito além da estética, é sobre ‘trazer alegria de novo para as pessoas’. “Houve uma moça que estava deprimida, se machucava porque não aceitavam seu cabelo na escola, sofria bullying. Então, decidi dar a ela uma trança de presente. Quando recebeu a trança, isso significou muito para ela. Ela se emocionou ao se olhar no espelho, criou um apego pelas tranças e desde então se tornou minha cliente. Hoje em dia, não para de fazer tranças e também superou a depressão. Graças a Deus, hoje ela se aceita, se acha bonita”, disse.

Rebeca conta que sua constante mudança de cabelo é uma forma de divulgar seu trabalho, servindo como um espelho para inspirar outras pessoas a experimentarem diferentes estilos. Ela destaca a importância disso, especialmente para meninas que não se aceitam, que lutam com problemas de autoimagem, como ela mesma enfrentou na pré-adolescência ao desejar ter um cabelo liso. “O que tenho a dizer para essas mulheres e homens também é que nunca aceitem um padrão como beleza para vocês. Não existe um padrão de beleza. Cada um tem sua beleza natural, tanto externa quanto interna. Então, aceitem-se como são. Todos são lindos e maravilhosos do jeito que Deus fez”, concluiu a trancista.

Além das tranças, o seu salão também oferece serviços com apliques e outras técnicas, como box braids, entre outras opções. Para descobrir mais sobre esses serviços, basta acessar o perfil profissional e pessoal no Instagram, através de @rainhadoblackpower e @rebecafeitosaaa.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo