EducaçãoEntorno
Em Destaque

Classificação: Municípios do Entorno são mal rankeados na avaliação de melhores no ENEM 

Karina Bueno

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos próximos domingos (3 e 10/11) e, baseado nos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Centro de Liderança Pública (CLP) fez um levantamento com os 404 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes rankeando as cidades com maiores notas no ENEM – onde o indicador considera a nota média entre todas as cinco provas no ENEM dos alunos formandos do ensino médio.

No Entorno do Distrito Federal os municípios foram mal colocados: em um universo de 404, Valparaíso de Goiás aparece em 325º lugar; Formosa em 333º; Luziânia em 370°; Águas Lindas de Goiás em 379º; Novo Gama em 382º e Cidade Ocidental em 391º.

 

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Paula Rocha

Editora chefe do Jornal Diário do Entorno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo