Entornoxxx

Cidade Ocidental

Programa ‘Cinturão da Moda’ chega ao Entorno

O potencial do Entorno do Distrito Federal (DF) para se tornar um polo de moda e de confecções motivou o lançamento da primeira rodada de cursos profissionalizantes do programa Cinturão da Moda, que fomenta o setor de confecção, em Goiânia. 

Foram ofertadas 400 vagas pelo Estado a 10 municípios goianos inscritos no Programa. A Cidade Ocidental foi uma das inscritas e contempladas em moda praia, lingerie, uniforme escolar e todos os tipos de uniformes: de polícia, do corpo de bombeiros e ainda confecção para hospitais. 

“Com o Cinturão da Moda a gente vai ter condição de produzir nos nossos municípios e distribuir para Goiás, Brasília e até exportar”, disse a secretária do Entorno, Caroline Fleury.  Fleury explicou que entre os focos, está o de equipar a região com máquinas profissionais, como a Audaces, para produzir em escala industrial e conquistar o mercado consumidor de Brasília.

Investimento 

O “Cinturão da Moda” é um programa financiado pelo Governo de Goiás,  por meio das secretarias de Indústria e Comércio e da Retomada. No Entorno, visa inserir a região na cadeia produtiva do Polo da Moda. 

Na parte operacional é aplicado o projeto de Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções de Moda, que consiste no investimento em equipamentos de confecção de roupas em benefício de municípios, que podem trabalhar em parceria com cooperativas para produção e vendas. Em outra ponta, será feito o trabalho de inserção no mercado consumidor, que é a expansão do cinturão da moda em Goiás, que já tem Goiânia como segundo polo de moda do país, perdendo apenas para São Paulo. 

O Cinturão da Moda tem como objetivo movimentar a economia e colocar Goiás na liderança do setor de confecções, além de gerar cerca de 100 mil novos postos de trabalho em 30 municípios, incluindo os do Entorno. 

A partir de parcerias do Estado junto a prefeituras, setor empresarial e entidades, pretende-se estabelecer uma logística para capacitar costureiros (as) nos municípios, quando necessário.

Karina Bueno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo