Governo

Cidade de Goiás recebe instalação de órgãos do sistema de Justiça

Governador Ronaldo Caiado visita sede de órgãos do sistema de Justiça durante transferência da capital para a cidade de Goiás

Após a cerimônia de transferência da capital para a cidade de Goiás, nesta segunda (24), o governador Ronaldo Caiado, seguindo a tradição, visitou o Fórum do município e participou da instalação de demais órgãos do sistema de Justiça.

“Está sendo uma transferência com toda liturgia que merece um evento desta proporção. Com todos os poderes e órgãos independentes presentes”, pontuou Caiado.

Caiado visitou o Fórum, sede do Poder Judiciário, acompanhado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, e da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes.
O Fórum foi inaugurado em abril de 2023 e é a primeira unidade judiciária com sistema 100% digital.

O governador ainda parabenizou o Poder Judiciário, que se aproxima dos 150 anos de instalação no estado, comemorados em 2024.

O chefe do Executivo goiano foi à Casa de Fundição, para a instalação da sede do Ministério Público de Goiás (MPGO). Ele reiterou que a harmonia e independência entre os Poderes é necessária para a execução das políticas de interesse público.

Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, agradeceu o gesto do chefe do Executivo estadual e afirmou que a condução de Caiado à frente do Governo de Goiás garante a harmonia dos Poderes e a entrega dos serviços públicos.

No período da tarde, Caiado prestigiou as solenidades de instalação das sedes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e da Defensoria Pública de Goiás (DPE). Na primeira, recebeu mais uma vez o reconhecimento da instituição pelo repasse dos advogados dativos.

“Em 2022, o pagamento no ano se fez maior que todos os valores realizados entre 2006 e 2020. Foram quase R$ 30 milhões. Em um único ano pagou mais do que em 15. Cumprir compromissos com a advocacia tem sido uma rotina do governador Ronaldo Caiado”, destacou o presidente da OAB Goiás, Rafael Lara.

Caiado reconheceu que o pagamento é fundamental.
Já na sede da DPE, no Colégio Sant’Ana, Caiado conferiu os atendimentos prestados à população. Neste primeiro dia, foram 179 realizados. Durante toda essa semana estarão disponíveis emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito e gratuidade da carteira de identidade.

O governador ressaltou que em seu governo deu todo apoio à entidade, ampliando o quadro e realizando todos os repasses, “fazendo com que todos os direitos sejam dados ao cidadão, resgatando o mais importante: a cidadania. Não existe cidadania sem que você respeite direitos e dê condição da pessoa ter os benefícios e prerrogativas da lei”.

O defensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes, disse que a DPE, como instituição essencial do sistema de justiça, é um instrumento de política pública de promoção e acesso à justiça e “fundamental para uma sociedade mais justa e solidária”.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo