LuziâniaNotícias
Em Destaque

Exclusivo

Carlos da Liga faz balanço dos trabalhos realizados este ano

Na semana em que o sexto município mais antigo do estado de Goiás completou 277 anos, a equipe do Diário do Entorno conversou com o presidente da Câmara dos Vereadores de Luziânia, Carlos da Liga, onde o parlamentar fez um balanço das ações mais marcantes que a Casa votou neste ano de 2023.

A Câmara Municipal de Luziânia, segundo informou o presidente Carlos da Liga é uma das maiores Casas Legislativas do Estado. Teve um ano bastante produtivo e em sintonia com o Poder Executivo, aprovando projetos importantes em prol da comunidade. “Luziânia é um municipío goiano histórico – com quase 210 mil habitantes – pujante, rico em produtividade urbana e rural”, disse o vereador.

Quase metade da população vive no Distrito do Jardim Ingá. “É uma cidade dentro da outra. Podemos afirmar a olho nu que a comunidade do Ingá ultrapassa os 100 mil habitantes”, completou Carlos da Liga.

“Nós deliberamos proposições importantes, durante este ano de 2023. Votamos diversos projetos para assessorar o município que vem ao encontro das necessidades da população. Dentro de tantos projetos, nós aprovamos o a autonomia ao prefeito de implementar o Programa de transporte Tarifa Zero, que contempla os moradores de todas as áreas – urbanas e rurais, num total inicial superior a 20 mil pessoas”, enfatizou o parlamentar.

Na questão financeira, os servidores municipais foram contemplados com reajuste salarial. “Votamos o reajuste salarial de servidores municipais de algumas áreas como os trabalhadores do setor administrativo da Secretaria de Educação. Aprovamos a autonomia ao município de efetuar a implementação do piso salarial da enfermagem e da educação”, pontuou Carlos da Liga.

Já na área da saúde foi votado e dado ao prefeito o poder de zerar as filas de certos procedimentos cirúrgicos. “Com isso o prefeito pôde executar o Programa Opera Luziânia que tem atendido muita gente em nossa cidade”, disse.

Na educação, de acordo com o presidente da Câmara dos Vereadores, a aprovação foi dada para a execução de reforma e ampliação das escolas municipais. “Nesse âmbito conta-se com a implantação de ar condicionado em escolas, unidades que foram ampliadas com mais 10 salas de aulas, ampliação de salas para ampliar o número de alunos em tempo integral. Isso é uma grandeza para a nossa cidade. A Câmara está sempre em sintonia para com essas questões”, esclareceu o parlamentar.

“Nosso papel é sempre pensar como atender aos nossos munícipes e com muita economia. Com estudo de impacto financeiro e responsabilidade fiscal atendemos nossos servidores com reajuste salarial de 15% e também a criação do auxílio alimentação no valor de R$ 475,00 – uma vez que o último aumento salarial tinha sido no ano de 2012. Sem falar das diversas audiências públicas e as comitivas de vereadores como a que fomos até a ANTT para tratarmos de infraestrutura do perímetro da BR-040 que compreende a cidade de Luziânia”, informou o presidente.

E foi dentro das comemorações de 277 anos de Luziânia que a Câmara dos Vereadores promoveu a maior Sessão Solene Extraordinária, onde diversas personalidades foram homenageadas com a Comenda de Santa Luzia e o título de cidadão(ã) honorário(a) do município. Contou com a presença de mais de 5 mil pessoas, no Ginásio de Esportes.

Reportagem: Karina Bueno

Fotos: Graciliano Candido

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo