
Karina Bueno
Estão abertas as inscrições para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, que acontece na sexta-feira (30), na Câmara Municipal de Vereadores, em Novo Gama. O evento tem o objetivo de avaliar e propor medidas para enfrentar os desafios do envelhecimento.
As Conferências municipais, estaduais e da nacional dos Direitos da Pessoa Idosa tem como objetivos promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável; identificar os desafios do envelhecimento plural no País, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; e propor ações de equidade para a defesa, a promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação interfederativa.
Proposta
Durante o evento estará disponível a proposta de Regimento Interno da Conferência para propostas de alteração no dia da 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa também irá eleger seis delegados e demais suplentes para participar da Conferência Estadual, que deve ser realizada no mês de agosto deste ano, em local a ser confirmado.
“A Conferência Municipal é a oportunidade que a população tem para influenciar e opinar sobre a necessidade de construir desde já uma sociedade mais justa, respeitosa e humana para a população idosa na cidade de Novo Gama. A participação é livre para poder proporcionar que todos os cidadãos e cidadãs possam dar sua contribuição”, afirma o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Beneilton Souza.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas no dia do evento (30), durante o credenciamento, das 7h às 8h da manhã. Qualquer cidadão pode participar, em especial às pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos, a sociedade civil organizada e às entidades ou empresas que prestam serviços a pessoa idosa para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Os participantes terão direito a voz e voto na qualidade de delegados inscritos na conferência.
PROGRAMAÇÃO
O tema da Conferência será debatido com base em 5 eixos:
I – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
II – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
III – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
IV – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e
V – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro. cidadãos a partir dos 16 anos de idade.