Entorno
Em Destaque

CadÚnico: CLP divulga ranking dos municípios com população vulnerável 

Karina Bueno

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou, na última semana, um estudo que mostra o ranking dos 404 maiores municípios brasileiros com menor população vulnerável inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). O cálculo foi realizado pela razão entre a quantidade de pessoas no CadÚnico e a população da cidade.

O Entorno do Distrito Federal apareceu representado no levantamento com Cidade Ocidental ocupando a 308º colocação, seguida por Águas Lindas de Goiás em 298º; Luziânia em 285º; Novo Gama em 264º e Valparaíso de Goiás em 168º, ou seja, o município que mais precisa de atenção é a Cidade Ocidental e a melhor classificada é Valparaíso de Goiás.

De acordo com a Instituição o estudo, essa é uma ferramenta importante para que os gestores possam conhecer o diagnóstico do número de pessoas inscritas no Cadastro Único e assim atuar de maneira eficiente para reduzir a vulnerabilidade de sua população, uma vez que há uma visão abrangente da parcela mais vulneral da população e, consequentemente, implementar políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

 

CadÚnico

O Cadastro Único é um grande mapa das famílias de baixa renda no Brasil. Ele mostra ao governo quem essas famílias são, como elas vivem e do que elas precisam para melhorar suas vidas.

Os Programas sociais como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira da Pessoa Idosa, entre outros, levam em conta dados do CadÚnico.

Quem pode se cadastrar? Famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Unico. Já famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo