Cultura

Bienal de SP: Artesão de Novo Gama expõe seus trabalhos na mostra Raízes Brasileiras

 

Karina Bueno

 

O mestre artesão Juão de Fibra, de Novo Gama foi um dos expositores do 18º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, que aconteceu no último final de semana, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, em São Paulo. O evento gratuito reuniu artesãos de 23 estados brasileiros para expor suas obras, que também ficaram à venda.

O artesão goiano foi um dos vencedores da quinta edição do Prêmio Top 100 de Artesanato do Sebrae e, por ter sido um dos escolhidos teve o privilégio de participar do Salão. “Estar no Salão do Artesanato é mágico. Eu sou um dos quatro representantes de Goiás no Top 100. É uma oportunidade de expor o que a gente faz de melhor para milhares de pessoas e isso quem nos proporcionou foi o Sebrae. Esta exposição foi uma das melhores que eu já fiz. Estar entre os 100 melhores artesão brasileiros e representar Goiás é algo mágico”, disse o mestre.

 

Salão do Artesanato

O Salão do Artesanato é uma das principais feiras de artesanato do país, realizada em duas importantes capitais brasileiras: Brasília e São Paulo. O evento busca dar visibilidade e acesso à rica produção artesanal do país, com a participação de artesãos de diversos pontos do Brasil, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

A quinta edição da premiação recebeu a inscrição de 1.208 artesãos de todas as regiões do país. Os 100 escolhidos ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato – 5ª Edição, que se torna um diferencial no mercado.

O prêmio incluiu ainda a produção e lançamento de um catálogo comercial com informações das premiadas e de um conjunto de vídeos sobre as melhores práticas divulgadas no site do Sebrae.

As etapas de seleção se basearam em oito critérios de avaliação: qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação. A fase final foi decidida por cinco juradas com notório saber nas áreas de comercialização para o mercado artesanal, turismo, empreendedorismo, artesanato e cultura brasileira.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo