
Karina Bueno
O projeto Saúde nas Escolas, desenvolvido com a parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação de Novo Gama, leva às escolas municipais de forma lúdica informação e conscientização sobre temas de saúde pública.
O objetivo da iniciativa é que os alunos beneficiados aprendam, de forma dinâmica e interativa, a importância dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, tornando-se multiplicadoras desse conhecimento em suas comunidades e da importância sobre os cuidados com a saúde bucal.
Água parada
Um dos pontos abordados nas palestras interativas é sobre a importância de evitar o acúmulo de água parada, que envolve práticas no dia a dia e desenvolve senso de cuidado com o coletivo e com o meio ambiente.
As crianças contempladas até agora se envolvem nos ensinamentos e muitas falam sobre o que vivenciam em suas residências e nos bairros onde vivem.
Com essa conscientização lúdica, as crianças e adolescentes levarão a mensagem para suas famílias e ajudarão a criar uma cultura de prevenção em seu entorno. Com essa filosofia educacional formam-se cidadãos mais conscientes e participativos, onde pequenas ações podem ter grande impacto coletivo.
Escolas
O Programa segue um cronograma que contemplará todas as unidades escolares municipais. “A principal meta do PSE é promover o bem-estar dos estudantes, com foco na prevenção de doenças, promoção de hábitos saudáveis e assistência à saúde física e mental dentro das escolas. No mês de fevereiro, as ações foram voltadas para a saúde sexual abordando o tema de higiene corporal. Já em março, o foco foi a saúde ambiental, com destaque para o combate ao mosquito Aedes aegypti.
Durante este período, foram realizadas atividades educativas para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da prevenção e do controle do vetor. Além disso, também houve ações voltadas à saúde bucal, reforçando a importância da higiene e dos cuidados preventivos”, finalizou a secretária de saúde Marília Chissolucombe.